Artigo do ITA ganha prêmio em Simpósio de Computação Aplicada em Taiwan

Facilitar a combinação de serviços de empresas diferentes em um mesmo site, além de possibilitar a opção de o usuário escolher diversos pacotes de produtos antes da compra. Este foi o objetivo do estudo de um novo protocolo de internet (uma convenção ou padrão que controla e possibilita uma conexão, comunicação ou transferência de dados entre dois sistemas computacionais) do aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Eletrônica e Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Luiz Alexandre Hiane da Silva Maciel e do professor Celso Massaki Hirata, da Divisão de Ciência da Computação (IEC), que ganhou o prêmio de melhor artigo no 26º Simpósio Internacional de Computação Aplicada de 2011, realizado na Universidade de Tunghai, em Taiwan.O artigo foi baseado na pesquisa desenvolvida na tese de doutorado de Hiane, de um protocolo de internet que permite a simplificação e a combinação de transações de serviços na web. Por exemplo, um usuário quer assistir a um show em uma outra cidade. Então, ele pode fazer uma compra combinada de serviços de empresas diferentes que possam incluir o ingresso, as passagens aéreas e a reserva em hotel por um mesmo site de compras online. O protocolo ainda permite que o usuário possa desistir ou incluir um dos itens na pré-venda, durante a transação.
“O protocolo permite que o usuário possa mudar o seu pedido na pré-reserva. O usuário também sabe o que estará disponível e pode mudar o seu serviço, mesmo tendo pré-reservado. O sistema facilita as transações que aconteçam de forma combinada. É um mecanismo que combina os serviços na web de forma mais simples, em que certos serviços podem não acontecer”, explica o professor Hirata.
De acordo com o professor Hirata, a avaliação do artigo foi positiva por ser um protocolo simples e livre, ou seja, ele é menos sujeito a erros e pode ser usado por qualquer empresa.
O simpósio foi organizado pela Association Computer Machiner (ACM), uma organização norte-americana que realiza conferências na área de Computação. O objetivo principal do evento é a discussão de técnicas de protocolos e processos na área de Computação que tenham aplicação comercial imediata. Os ganhadores receberam um certificado e um drive ultraportátil de 1TB (um terabyte - equivale a mil gigabytes). Nesta edição, 790 artigos foram submetidos e 237 aceitos como completos.


















