|

Aeronáutica: Escalada de protestos



Cristiane Bonfanti e Guilherme Araújo .

Três ex-soldados da Aeronáutica subiram ontem de madrugada no mastro da bandeira do Brasil localizada na Praça dos Três Poderes, em protesto contra a demissão de 15.490 militares contratados pela Força Aérea Brasileira (FAB) por meio de concursos feitos entre 1994 e 2001. Os manifestantes escalaram o mastro, que tem cerca de 100 metros de altura, às 3h da manhã, quando não havia seguranças no local, e levaram roupas, água e alimentos. Só desceram às 18h, depois de quase 10 horas de negociações com a Polícia Militar. Ao todo, eles permaneceram no mastro por 15 horas.

Ao redor, cerca de 30 integrantes da Associação Nacional de Ex-Soldados Especializados da Aeronáutica (Anese) continuavam o protesto com caixão, faixas, vuvuzelas, buzinas e fogos. Desde a semana passada, eles já tinham feito quatro manifestações em frente ao Palácio do Planalto, todas na tentativa de conseguir uma audiência com a presidente Dilma Rousseff. Depois de descer do mastro, o ex-militar Marcelo Costa Lopes, 34 anos, afirmou que, como o pedido de encontro com Dilma não foi atendido, os atos vão continuar. “A negociação para encerrarmos o protesto foi feita por telefone. Mas recebemos a ameaça de que, se não descêssemos, a situação poderia piorar”, disse Marcelo. Durante a manhã, ao menos 33 policiais militares estavam no local. No fim do dia, o número subiu para quase 50.

O coronel Alberto Pinto explicou que os três manifestantes, que foram encaminhados para a 5ª Delegacia de Polícia no fim do dia, vão responder a processo por terem violado patrimônio público. No último 13 de abril, um homem também subiu no mastro e ateou fogo na bandeira, o que levantou questionamentos sobre a segurança no local. “Depois desse acontecimento, vamos colocar policiamento. Foi um ato isolado, por isso não havia segurança”, disse o coronel.

Dúvida legal
Os ex-militares argumentam que as demissões, feitas sempre seis anos após o ingresso, aconteceram ilegalmente. A Aeronáutica justifica que os desligamentos estão embasados nos Decretos nº 880 e nº 3.690. “O processo de admissão e desligamento de soldados especializados do serviço ativo na FAB seguiu o princípio da legalidade e está embasado na legislação em vigor. O tempo máximo de permanência dos soldados no serviço ativo da instituição, especializados ou não, era, e permanece sendo, de seis anos”, disse a corporação, em nota.

Formação de sargentos
A Aeronáutica está com 96 vagas abertas para o Curso de Formação de Sargentos para a especialidade Controle de Tráfego Aéreo. As oportunidades são para candidatos de ambos os sexos, com ensino médio completo e idade entre 18 e 25 anos até dezembro de 2012. A Força Aérea Brasileira (FAB) oferece salário inicial de R$ 2.993,76. Os aprovados realizarão o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (Modalidade Especial) na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP). Ao concluir o treinamento, que tem duração de um ano, o aluno será promovido a terceiro-sargento. As inscrições começam hoje e podem ser feitas até 18 de maio por meio das páginas www.fab.mil.br e www.eear.aer.mil.br. A taxa de participação é de R$ 60. A prova escrita está marcada para 3 de julho.

Fonte: CORREIO BRAZILIENSE / NOTIMP








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented