|

TAM cria concurso para estudantes de Design



Batizado de TAM Projeto D, o programa pioneiro entre companhias aéreas brasileiras premiará os melhores projetos desenvolvidos pelos alunos das instituições parceiras .

São Paulo, 29 março de 2011 – A TAM Linhas Aéreas acaba de lançar o TAM Projeto D, um concurso voltado para estudantes de Design matriculados em uma das cinco instituições de ensino selecionadas pela companhia. A iniciativa tem como objetivo motivar e difundir as ideias e as realizações dos graduandos, além de estimular a criação e o desenvolvimento de novos produtos para a TAM. As instituições parceiras são: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Escola de Belas Artes (UFRJ); Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP - SP); PUC-Rio e SENAC-SP.

“Mais do que criar valor, o Design é capaz de promover novos conceitos, antecipando-se às nossas necessidades e transformando o nosso cotidiano. Por isso lançamos um concurso que é um desafio para alunos de importantes instituições desta área do conhecimento”, afirma Manoela Amaro, diretora de Marketing da TAM. “O TAM Projeto D representa também uma oportunidade única para diversos alunos exporem o seu talento e serem apresentados ao mercado de trabalho”.

A participação no TAM Projeto D é voluntária. Interessados devem entrar em contato com seus coordenadores e conferir o regulamento completo publicado no site www.tam.com.br/projetod. Serão aceitos trabalhos individuais ou em dupla de alunos das instituições participantes que estiverem matriculados nos seguintes cursos de graduação: Design Gráfico, Design de Produto, Design Digital, Design de Moda, Design de Interiores e Arquitetura.

Com liberdade de criação, os estudantes poderão desenvolver projetos para a TAM Linhas Aéreas e para diferentes unidades da companhia – TAM Viagens (operadora de turismo), TAM Cargo (unidade de cargas), Museu TAM e TAM Aviação Executiva.

Categorias foram criadas para auxiliar o trabalho dos participantes. Assim, os estudantes poderão direcionar suas ideias para criações relacionadas a Serviço de Bordo (louças, cardápio, embalagens, guardanapos, copos), Espaços TAM (aeroportos, escritórios, lojas), Uniformes (de terra, de ar, operacionais, crachá), Digital (totens eletrônicos, banner digital, sites) e Produto (brindes, malas diretas).

“Queremos reconhecer projetos que são viáveis e promissores. No dia a dia de uma companhia aérea, o Design está presente de inúmeras maneiras e tem o poder de aperfeiçoar processos, reforçar estilos de vida, influenciar comportamentos, promover o bem-estar e, assim, criar valor para a marca”, afirma Ricardo Cruz, gerente de Marketing da Marca TAM.

“Os trabalhos apresentados pelos estudantes serão avaliados de acordo com critérios que vão desde Inovação em Design até Viabilidade de Produção. O projeto também deve contemplar a sustentabilidade e a redução ou manutenção de custo, além de estar alinhado com as diretrizes de linguagem da TAM, que foram fornecidas às instituições participantes”, completa Ricardo.

A avaliação será realizada até dezembro por uma comissão julgadora formada por Comitê Universitário (membros da instituição), Comitê de Viabilidade (gestores da TAM e professores) e Comitê TAM (executivos da companhia). Em janeiro de 2012, serão divulgados os vencedores no site do TAM Projeto D, que participarão de uma cerimônia de premiação em data e local a ser divulgados.

Premiação

O concurso de Design da TAM terá duas premiações: uma para os Projetos Executados, outra para os Projetos Idealizadores. No primeiro grupo, serão premiados os 15 trabalhos considerados viáveis para execução, enquanto no segundo estarão os cinco que, mesmo apresentando alguma inviabilidade técnica, destacaram-se como inovações.

Os autores e os coordenadores dos projetos escolhidos para execução receberão como prêmio uma viagem para Seattle (EUA), onde conhecerão o Centro de Design da Boeing, com direito a hospedagem e traslados terrestres. Além de receber troféu, o autor do projeto também terá seu projeto divulgado pelos perfis da TAM nas redes sociais e em reportagens da revista e da TV TAM Nas Nuvens, a mídia de bordo da companhia.

Já os autores dos Projetos Idealizadores serão premiados com troféu e passagens de ida e volta, com direito a acompanhante, para qualquer destino operado pela TAM em território nacional.


A TAM (www.tam.com.br), incluindo a Pantanal, opera voos diretos para 51 destinos no Brasil e 19 na América do Sul, Estados Unidos e Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 89 aeroportos brasileiros e a outros 87 destinos internacionais, incluindo a Ásia. É uma das líderes no setor de aviação no país, com market share de 39,6% no último mês de fevereiro. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 85,9% do mercado em fevereiro. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (152 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização; o TAM Fidelidade já distribuiu 13 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 8 milhões de associados. Membro da Star Alliance – a maior aliança de companhias aéreas do mundo – desde maio de 2010, a empresa integra uma rede que abrange 1.160 destinos em 181 países.

Fonte: TAM







Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented