|

Lançado novo passaporte com chip






Documento, que já está sendo expedido pela Polícia Federal no Recife, Caruaru e Salgueiro, agiliza embarque e desembarque em viagens internacionais.

O primeiro passaporte da professora Edivânia Vieitez, 41 anos, tem um chip de identificação na contracapa e é praticamente imune a falsificações. A garantia é da Polícia Federal (PF), que criou uma versão mais moderna e segura do documento. Por enquanto, as cidades pernambucanas que já emitem o novo modelo são o Recife, Caruaru (Agreste) e Salgueiro (Sertão).

De acordo com a PF, os viajantes vão economizar tempo no desembarque internacional, já que o chip do novo passaporte armazena todas as informações importantes sobre a pessoa, como nome, foto e impressões digitais. Os dados são lidos por uma máquina e o atendente não precisa mais digitar tudo no computador.

A médica Raquel Leal, 27 anos, esteve no Aeroporto Internacional do Recife, na manhã de ontem, para buscar o novo passaporte e aprovou as mudanças. “Acho que o chip vai diminuir o tempo que costumo passar no aeroporto no desembarque das viagens. O processo de verificação dos dados costuma ser bastante demorado.”

Quem tem o modelo antigo do passaporte no prazo de validade não precisa se apressar para atualizar o documento, já que a versão sem o microchip vai continuar sendo aceita, por enquanto. A validade dos passaportes ainda é de cinco anos após a emissão.

Segundo a PF, a modernização vai ser feita aos poucos, até que os pernambucanos possam agilizar a própria viagem pela internet.

“Futuramente, as pessoas vão poder fazer a sua imigração por meio de um site do governo federal, como acontece em alguns países do mundo, diminuindo, e muito, o tempo de espera nos aeroportos”, prevê o chefe de comunicação da PF, Giovani Santoro. Essa tecnologia já existe em países da União Européia (UE), Estados Unidos e Japão.

O visual do passaporte eletrônico não é muito diferente do antigo, mas na capa tem o desenho de um pequeno chip, para identificar a versão mais moderna do documento.

Além do microchip para armazenamento de informações fixado na contracapa, cinco novos dispositivos de segurança foram acrescentados ao documento, somando 22 métodos de detecção de fraudes.

Mesmo com as novidades, o prazo de espera pelo passaporte digital continua sendo de 15 dias depois da solicitação. O valor cobrado pelo documento também continua o mesmo: R$156,07.

Fonte: JORNAL DO COMMERCIO / NOTIMP


Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented