|

Corrida da Paz mostra a importância do esporte em Brasília






A paz pode ser conquistada de diversas formas, dentre elas, pela união através do esporte, que pode ser praticado sem distinção de idade e classes sociais. A idéia da CISM Day Run – a Corrida da Paz, realizada hoje (20/02) em diversas cidades do mundo, é promover esta proposta de paz e união entre civis e militares. Em Brasília, a importância da Corrida da Paz cresce ainda mais. A cidade alcança grande visibilidade este ano por ser a capital do país que será a sede dos V Jogos Mundiais Militares do CISM.

A corrida em Brasília teve cerca de 300 participantes. Militares das três Forças Armadas, famílias inteiras, jovens, crianças e adultos percorreram os 5 km de caminhada ou corrida no Eixão Norte. O evento também contou com a presença da mascote dos V Jogos Mundiais Militares, Arion.

Famílias inteiras mostraram o valor do esporte. Este foi o caso de Gabriela Vasquez, que participou do evento com o marido e os dois filhos, Luana e Fernando.

“Eu vim aqui participar por causa do tema dos Jogos. Eu não tenho o costume de correr na rua. Meus filhos correm com o pai, mas vou tentar correr tudo”, afirmou Gabriela.

Outro destaque foi a animação das crianças do Programa Forças no Esporte/Segundo Tempo – realizado pelos Ministérios da Defesa, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e dos Esportes que, em Brasília, é realizado em três unidades, no Grupamento de Fuzileiros Navais, na Estação Rádio da Marinha e no Centro de Instrução e Avistamento de Brasília (CIAB). Aulas de natação, vôlei e futebol estão entre as atividades oferecidas pelo projeto. A mãe voluntária Miriam Freitas Correa Paiva, esteve na corrida com a filha, Viviane, de sete anos, pelo segundo ano seguido. O trabalho de mãe voluntária faz parte do Forças no Esporte. Elas auxiliam no café da manhã e no almoço, além de organizar o material e o uniforme das crianças.

“É difícil acordar às seis da manhã, mas é bem gratificante participar de um evento como esse. Eu estarei no Rio de Janeiro em julho, quero assistir alguma competição”, brincou Miriam.

A terceira idade também participou da caminhada com muita vontade. Este foi o caso de Idila Bastos Damasceno, de 77 anos. Ela afirma que o esporte proporcionou mais disposição para o dia-a-dia.

“Eu mudei muito com o esporte. Eu não gostava muito de sair e ele me trouxe mais ânimo, mais energia. Estou me sentindo muito melhor. Antes, eu pesava 70 quilos, agora, estou com 60”, disse Idila, que faz aulas de musculação e hidroginástica no Projeto Vida Saudável, dos Ministérios do Esporte e da Defesa.

Corrida da Paz

As Forças Armadas levaram a proposta de união e paz da CISM – Day Run a 22 cidades brasileiras este ano. De acordo com os organizadores da Corrida da Paz, o Brasil é o país que tem conseguido reunir o maior número de participantes dentre os 133 países que promovem a competição anualmente. O Conselho Internacional de Esportes Militar (CISM) foi criado após a Segunda Guerra Mundial com os objetivos de promover o pacifismo e de integrar as nações.

“Este evento foi criado para divulgar a amizade através do esporte e, também, para comemorar o aniversário do Conselho Internacional de Esportes Militar. O grande objetivo é integrar a sociedade civil e militar. Não há competição entre os participantes, o clima é de congraçamento entre eles”, explicou o gerente esportivo da Comissão Desportiva Militar do Brasil, Capitão-de-Mar-e-Guerra Luiz Carlos Pinheiro Serrano.















Fonte: CECOMSAER



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented