|

Base Aérea de Natal premiada por melhor gestão do Projeto Soldado Cidadão






Em reconhecimento ao trabalho das três Forças Armadas no Projeto Soldado Cidadão, o Ministério da Defesa selecionou as unidades com as melhores práticas no 1º Prêmio “Melhor Gestão do Projeto Soldado Cidadão”. A solenidade foi realizada na quarta-feira (08/12), no Clube Naval, em Brasília (DF).

As unidades premiadas foram a Base Aérea de Natal (BANT), o 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS), de Cruzeiro do Sul (AC), e o 8º Distrito Naval, de São Paulo (SP). O comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Arnaldo de Mesquita Bittencourt Filho, o subcomandante da BANT, Tenente-Coronel William da Cunha Silva, o comandante do 61º Batalhão de Infantaria de Selva, Tenente-Coronel Rommel Franco de Oliveira receberam o prêmio das mãos do Ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Os projetos das três Forças Armadas têm algo em comum: a continuidade da gestão com uma comissão permanente, a variedade dos cursos oferecidos, de acordo com as necessidades dos mercados locais, e o horário integral dos cursos.

O Projeto Soldado Cidadão da Base Aérea de Natal formou este ano 136 soldados nos mais variados cursos técnicos, como garçom, montagem e manutenção de redes de computadores, eletricista de instalações residenciais, mecânico de ar condicionado Split e de manutenção de automóveis com injeção eletrônica. A BANT contabiliza 527 soldados formados pelos cursos do projeto desde 2004.

Não foi diferente com o 8º Distrito Naval e com o 61º Batalhão de Infantaria de Selva. A parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a pesquisa de mercado para o oferecimento de cursos específicos para as necessidades das regiões foram fundamentais para as gestões de sucesso.

Participaram da solenidade o comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Enzo Martins Peri, o comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Julio Soares Moura Neto, e o comandante do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Gilberto Antonio Saboya Burnier.

Soldado Cidadão na BANT

O segredo da gestão do Projeto Cidadão na Base Aérea de Natal é a continuidade. A Seção de Instrução da base tem uma comissão permanente há quatro anos que cuida especialmente dos cursos que serão oferecidos pela unidade. A comissão entra em contato com o Senai e o Senac e, entre as possibilidades oferecidas pelas instituições, seleciona os cursos que farão a diferença para os soldados no mercado de trabalho.

“ O nosso grande objetivo é dar a condição para o soldado conseguir uma colocação no mercado de trabalho. A BANT quer dar um currículo ao nosso soldado”, disse o Vice-Comandante da BANT, Tenente-Coronel William da Cunha Silva.

Outro diferencial está na variedade de cursos. No ano passado, a BANT ofereceu o curso de Linux e manutenção de redes e, este ano, o de manutenção de ar condicionado Split – o primeiro curso oferecido pela FAB. Alguns ex-militares que fizeram o curso de manutenção de ar condicionado já montaram uma microempresa com os conhecimentos adquiridos.

“Nós trabalhamos na BANT nas três frentes: disponibilidade da base para o projeto, a comissão permanente e o trabalho em conjunto com a Seção de Licitações”, explica chefe da Seção de Instrução, Segundo-Tenente José Marcos de Souza e Silva.

Resultados concretos

Uma das preocupações das Forças Armadas é a volta do soldado ao mercado de trabalho depois do período de serviço militar. O projeto Soldado Cidadão procura responder a esta demanda e tem conseguido resultados positivos nas unidades participantes. Cerca de 150.000 jovens já passaram pelos cursos do programa em todo o Brasil. Todos os projetos são feitos em parceria com o Senac ou o Senai de cada região. O convênio assinado entre o Governo e a Fundação Odebrecht, a Andrade Gutierrez e a Fundação Habitacional do Exército/POUPEX propõe a contratação de soldados que deixarem as três Forças Armadas pelas empresas.

Tanto o Exército Brasileiro quanto a Marinha do Brasil têm resultados positivos para mostrar, com novos microempresários - como o ex-militar do Exército que montou a própria padaria no estado do Acre - e profissionais liberais. Para incentivar a abertura do negócio próprio, os cursos ensinam o caminho a ser percorrido, em disciplinas como empreendedorismo.

A FAB também apresenta bons resultados. Alunos do curso de Auxiliar de Saúde Bucal, da Odontoclínica Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), passaram em concursos públicos do governo do estado do Rio de Janeiro. Outros montaram negócios próprios e alguns militares que fizeram o curso de garçom voltaram para a força como taifeiros, como ocorreu na BANT. A previsão é de que o projeto cresça, incluindo novas organizações militares. Já estão sendo selecionados novos projetos em unidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, por exemplo.

Fonte: CECOMSAER



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented