|

Ano-Novo: Excesso de jornada pode provocar cancelamentos






Sindicalistas alertam para risco no Ano-Novo, enquanto empresas e a Anac negam problemas.

Flávio Ilha.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) alertou ontem que muitos tripulantes estão próximos de completar seu limite legal de horas trabalhadas. O acúmulo de horas pode causar o cancelamento de voos nos próximos dias, quando o movimento nos aeroportos se intensifica devido ao Ano-Novo.

O presidente do SNA, Gelson Fochesato, disse estar preocupado com a situação dos aeronautas, que inclui pilotos e comissários de bordo. Legalmente, um aeronauta não pode exceder 85 horas de trabalho por mês ou 230 horas por trimestre. Mesmo assim, o dirigente não quis confirmar se haverá cancelamentos por falta de tripulação.

– Temos informações de que há trabalhadores muito próximos do limite, mas não podemos ter certeza porque as empresas não informam oficialmente os dados. Nossa expectativa é pelo cancelamento de alguns voos – disse o sindicalista.

Na avaliação do presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores da aviação Civil, Celso Klafke, o problema estaria concentrado na Gol. Segundo o dirigente, 40% do pessoal de voo da companhia começará a completar suas horas legais nesta semana. O mesmo problema ocorreu com a TAM em novembro passado, causando atrasos em 18,5% dos voos da companhia.

Programação dos voos está mantida, diz Gol

Ainda de acordo com o sindicalista, o pessoal de terra também está sendo sobrecarregado pelas empresas. Em alguns casos, segundo Klafke, os trabalhadores são obrigados a cumprir jornadas de 12 horas sem direito a folgas adicionais. O regime de trabalho dos aeroviários é de seis horas diárias, com uma folga semanal e outra para compensar domingos e feriados.

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias negou que haja excesso de jornada. Por meio da assessoria de imprensa, disse que as escalas combinadas com as tripulações estão sendo cumpridas sem problemas.

A Gol negou excessos. Em seu site, postou um aviso informando que toda a programação de voos para o final de ano está mantida. A Agência Nacional de aviação Civil (Anac), também por meio da assessoria de imprensa, assegurou que a tripulação informada pelas empresas “é suficiente” para dar conta da demanda de voos programada pelas companhias.

Fonte: ZERO HORA / NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented