|

Aeroviários sustam greve






Se os passageiros enfrentarem problemas com cancelamentos e atrasos de voos no ano-novo, a culpa não será dos profissionais do setor.

As negociações avançaram e a paralisação foi suspensa.

Jorge Freitas.

Se a greve de aeronautas e aeroviários ameaçava o réveillon de boa parte dos brasileiros, essa hipótese não existe mais. Ontem, as duas categorias retomaram as negociações com os patrões. As empresas propuseram reajuste de 8,2% e aumento de pisos salariais em 8,5%. Os sindicatos, por sua vez, querem 10% de aumento e 15% para pisos e cesta básica. Foi marcada nova rodada para 12 de janeiro. Inicialmente, os empregados reivindicavam de 13% a 15% de correção nos salários e cerca de 30% sobre os demais itens econômicos. Agora, se houver caos nos aeroportos no ano-novo, ele será responsabilidade das companhias aéreas e dos órgãos que regulam o setor.

“Enviamos ofício ao Ministério Público pedindo que fosse suspensa negociação, que seria realizada amanhã, em Brasília. Foi acordado que a reabertura espontânea das negociações afasta qualquer tipo de movimento de paralisação nos aeroportos”, afirmou uma fonte do Snea. Ontem, dos 2.206 voos programados até as 20h nos aeroportos brasileiros, 12,2 % (270) sofreram atrasos e 7,5% (165) foram cancelados. Os maiores problemas ocorreram com a Webjet. Dos 122 voos da companhia previstos para até as 20h, um total de 35,2% partiu com mais de 30 minutos além do horário e 11,5% não decolaram.

Nova York

Brasileiros que viajam mundo afora continuaram enfrentando problemas em Nova York, nos Estados Unidos, por conta do mau tempo. O casal de militares Cássia Santana, 47 anos, e Luiz Antônio Freitas, 51, embarcou ontem da cidade rumo a Washington, depois de dois dias de atraso. “Hoje o dia foi aberto e o acesso ao aeroporto melhorou”, relatou Cássia, manifestando satisfação por ter visto a neve. “Fomos ao Central Park e voltamos caminhando para o hotel, com um vento muito forte e a nevasca. Ao assistir ao noticiário, percebemos que havíamos corrido risco”, disse.

A TAM divulgou nota informando que os voos da companhia para Nova York estão confirmados e as operações nos aeroportos norte-americanos caminham para a normalidade, desde que as condições meteorológicas na cidade continuem satisfatórias.

Fonte: CORREIO BRAZILIENSE / NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented