|

Aeroviários: Sindicatos avaliam proposta patronal






Apesar de o Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) ter conseguido derrubar, na Justiça, a liminar que proibia a greve da categoria até o dia 10 de janeiro, a retomada das negociações entre os funcionários das companhias aéreas tornou improvável uma paralisação neste final de ano. O movimento nos aeroportos foi tranquilo.

Nesta segunda-feira, os sindicatos dos trabalhadores discutem internamente a proposta feita pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, que oferece aumento de 8%. Segundo o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores da aviação Civil (Fentac), Celso Klafke, será difícil ter posição dos sindicatos antes de terça-feira. O feriado torna mais difícil a convocação de assembleias.

– Alguns sindicatos têm inclusive de publicar edital para realizar assembleias. Não é algo rápido – afirmou.

Klafke reconheceu que a decisão da última quarta-feira do Tribunal Superior do Trabalho, que determina atividade de 80% do efetivo dos aeronautas e aeroviários entre 23 de dezembro de 2010 e 2 de janeiro de 2011, inviabilizou na prática a greve. Afinal, uma paralisação de apenas 20% do efetivo, além de pouco produtiva, sobrecarregaria quem está de serviço.

Comemoração de Natal em sala de embarque em Paris

Apesar de a proposta ainda estar em discussão, o secretário-geral do SNA, Marcelo Schmidt, disse à Agência Brasil que a oferta das empresas é insuficiente, pois não toca nos pisos salariais e não prevê aumento maior para salários mais baixos.

No Hemisfério Norte, houve passageiros que passaram as comemorações de Natal em aeroportos em razão da neve. No Charles de Gaulle, em Paris, Didier e Beatriz Clerval fizeram a ceia com os dois filhos. No menu, fornecido pela companhia aérea, havia carne assada, batatas, uma posta de salmão defumado, queijo e chocolate.

– As crianças ganharam presentes, e nos deram comida e bebida – disse Beatriz.

Nos Estados Unidos, as companhias cancelaram ontem centenas de voos e pediram aos viajantes para replanejarem seus voos, em consequência de uma rara nevasca que cobriu parte do sudoeste do país e de previsões de neve em Washington. O porta-voz da Delta Air Lines, Morgan Durrant, disse que 500 voos poderiam ser cancelados por causa do mau tempo.

Fonte: ZERO HORA / NOTIMP

---

Aeroviários vão discutir oferta de 8% das aéreas

Categoria deve discutir até quinta, em assembleia, se aceita aumento

Proposta, no entanto, desagradou categoria, que reivindica 13% de aumento, enquanto os aeronautas pedem 15%

Os funcionários do setor aéreo devem submeter nesta semana, durante assembleia coletiva, a proposta das companhias aéreas de elevar os salários da categoria em 8%.

A assembleia deve ocorrer até quinta-feira, afirmou Selma Balbino, presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários. Ela avalia, no entanto, que o reajuste é insuficiente, em especial para os trabalhadores que ganham o piso, de R$ 704. Para eles, o reajuste pedido é de 30%.

Aeroviários são os funcionários que trabalham no solo em aeroportos.

O Sindicato dos Aeronautas, que reúne pilotos e comissários de voo, também classificou a proposta como ruim. Os aeroviários pedem 13%, e os aeronautas, 15%.

O setor pretendia entrar em greve na quinta-feira da semana passada, antevéspera do Natal, mas decisões judiciais proibiram a categoria de parar neste final de ano.

Agora, a previsão é que a greve nos aeroportos fique para o início de janeiro.

Diante da ameaça de paralisação, as empresas aumentaram o reajuste de 6,5% para 8% e alegam que não têm condições de aumentar a proposta.

MOVIMENTO

Ontem, o movimento nos aeroportos foi tranquilo. Os atrasos em todo o país chegaram a 19%, metade do registrado na quinta-feira, antevéspera do Natal.


À noite, a nevasca nos Estados Unidos afetou as partidas de voos do Brasil em direção ao país.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO / NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented