|

Aeroportos registram mais de 150 atrasos em voos na quinta









Sindicatos iniciaram na madrugada de hoje operação padrão por melhores salários.

Dos 1.775 voos programados entre 0h e às 17h (dado mais recente) desta quinta-feira (2), 154 deles tiveram atrasos superiores a 30 minutos, segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). Além disso, 87 voos (4,9%) foram cancelados.

No aeroporto de Brasília, dos 131 voos programados, 14,5% registraram atraso; em Congonhas (SP), 7,8% se atrasaram; em Guarulhos (SP), dos 148 voos, 12,8% registraram atraso superior a 30 minutos. No Galeão (RJ), dos 83 voos, 4,8% sofreram atraso.

O SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) e o Sindicato Nacional dos Aeroviários começaram na madrugada desta quinta-feira (2) a chamada “operação de não colaboração”. A mudança da rotina dos trabalhos deverá causar atrasos de até duas horas em voos com conexões, além de cancelamentos, a partir de sexta-feira (3), segundo a presidente do SNA, Selma Balbino.

Com a operação padrão, os funcionários das empresas aéreas passaram a seguir as recomendações do sindicato, que antes não eram seguidas. As medidas incluem o respeito à velocidade máxima de 20 km/h de veículos dentro da pista, pausa para lanche de 15 minutos, recusar mudanças repentinas nas escalas de trabalho e não dobrar carga horária.

O protesto da categoria ocorre por causa da falta de um acordo salarial entre companhias aéreas e trabalhadores. Enquanto as empresas oferecem aumento com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado de dezembro de 2009 a dezembro de 2010 - de 5,47% -, os aeronautas e aeroviários reivindicam reajuste de 15%.

Segundo a presidente no SNA, faltam funcionários tanto nas empresas aéreas como no solo dos aeroportos. Com isso, os funcionários têm que acelerar o trabalho para dar conta do recado.

- No caso de voo com conexão em solo, os trabalhadores têm que fazer o mais rápido que podem para poder atender outros voos porque não há o número de trabalhadores suficiente. Está faltando trabalhador há muito tempo no conjunto das empresas áreas.

Fonte: PORTAL R7, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented