|

Minas: Acordo transformará a RMBH em polo aeronáutico






Os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sergio Barroso, e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, assinaram, na quinta-feira (28), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, memorando de entendimentos com o diretor da Lufthansa Technical Training (LTT), Christoph Meyerrose. O objetivo é estabelecer as bases de cooperação entre o Governo de Minas e a Lufthansa para prestação de serviço e cooperação para formação de mão de obra qualificada para integrar as cadeias aeronáutica e aeroespacial.

A parceria é o primeiro passo para o desenvolvimento do Centro de Capacitação Aeroespacial (CCAA) em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que possibilitará a estruturação de um polo de parques tecnológicos nos setores aeronáutico e aeroespacial e de serviços de logística avançada na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

“A área é considerada o novo pilar do desenvolvimento sustentável e da diversificação da economia mineira”, afirmou, durante a solenidade, o secretário Sergio Barroso, lembrando que “o acordo com a Lufthansa partiu de uma das diretivas prioritárias deste governo que é o desenvolvimento e ampliação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN) e que está inserido no Plano Macroestrutural do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH)”.

Para o secretário Alberto Duque Portugal, a assinatura do acordo com a LTT, dá a Minas Gerais mais condições de competição na chamada economia do conhecimento. “Estamos nos preparando para sermos não apenas um polo importante no desenvolvimento de tecnologias, mas também na formação de recursos humanos tão fundamentais para que o Brasil possa avançar”, destacou.

“A Lufthansa possui expertise na capacitação de recursos humanos e no desenvolvimento de tecnologias na área aeroespacial e por isso será uma parceira especial para constituirmos um centro de pesquisas e de capacitação de recursos humanos com padrão mundial”, acrescentou.

Já o diretor da Lufthansa Technical Training elogiou o crescimento de 69% do AITN em três anos e destacou que sua empresa, que há 60 anos qualifica mão de obra especializada para a aviação, quer investir na formação do jovem, destacando que participará do crescimento e do fortalecimento do setor em Minas. Segundo ele, é fundamental a especialização de técnicos para a aviação civil, o principal item para as operações em plena segurança.

Porta de entrada

Além da expansão física do aeroporto e do seu entorno, a proposta é ampliar a oferta de voos e consolidar o AITN como uma nova porta de entrada do tráfego de passageiros e cargas na região Sudeste do Brasil, através do desenvolvimento de modelos de logística avançada para a produção de bens de alto valor agregado, o que por outro lado, permitirá expandir a área de atuação da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec).

O projeto permitirá ainda o apoio e a ampliação dos centros de excelência envolvidos com a engenharia aeronáutica e com o desenvolvimento e a aplicação de biocombustíveis para a aviação em geral, dada a importância do uso de energias renováveis para o meio ambiente.

No Centro de Capacitação Aeroespacial (CCAA) serão desenvolvidas pesquisas aeronáuticas que facilitarão a consolidação do Aeroporto da Pampulha em um parque tecnológico avançado para a manutenção de aeronaves de médio e pequeno porte, assim como a transformação do Aeroporto de Carlos Prates em um parque tecnológico avançado em montagem e também manutenção de aeronaves de médio e pequeno porte.

Modalidades da cooperação

Além do treinamento para profissionais ligados ao setor da aviação, o acordo prevê o fornecimento de apoio para o compartilhamento de know how no campo de capacitação de pessoas, em especial no que tange ao design, produção e manutenção de aeronave, tendo como foco a implementação de recursos de capacitação local, assim como intercâmbio de professores, técnicos e engenheiros. Está previsto também suporte à elaboração de programas relativos ao uso de materiais compostos e o incentivo para a criação de centros de desenvolvimento de capacitação.

O secretário de Desenvolvimento Econômico esclareceu que o memorando estabelece também a articulação junto a empresas do setor de aviação sediadas em Minas Gerais com objetivo de promover a cooperação com a LTT. Acrescentou que haverá apoio para aquisição de equipamentos de treinamento para engenheiros, mecânicos e técnicos, a serem instalados no Centro de Capacitação Aeroespacial de Minas Gerais em Lagoa Santa.

A Lufthansa Technical Training, com instalações em todos os continentes, é uma subsidiária do Grupo Lufthansa com foco no treinamento de pessoal especializado na área de manutenção de aeronaves.

O evento contou também com a participação do subsecretário de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Luiz Antônio Athayde; do presidente da Cetec, Alfredo Gontijo; de técnicos da Sede e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes); e de representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e de empresas aéreas.

Fonte: ABNNEWS, via NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented