|

Infraero simula acidente com avião no mar em Florianópolis






Fabrício Escandiuzzi

A Infraero realizou treinamentos de resgate durante a simulação de um acidente aéreo na tarde desta sexta-feira, na Baía Sul de Florianópolis (SC). Cerca de 200 pessoas participaram da ação, entre profissionais da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e funcionários voluntários do Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

No exercício, foi simulado o pouso forçado de um avião no mar, diante da Base Aérea de Florianópolis, deixando 20 pessoas feridas. O resgate consistia em buscar as vítimas na água e realizar os procedimentos de primeiros socorros em terra.

Os feridos, representados por militares, chegaram a estar maquiados para simular ferimentos graves. Quatro helicópteros, lanchas e ambulâncias também auxiliaram no exercício.

De acordo com o gerente de segurança da Infraero no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, Antônio Manoel de Lima, os funcionários do terminal catarinense participaram de um treinamento de uma semana para atuarem no socorro em caso de acidentes aéreos. Ele afirmou que os procedimentos de segurança adotados pela estatal envolvem várias entidades militares e civis e que o tempo de resposta para a chegada das equipes no local é de três minutos.

"Trabalhamos com essa cronometragem no caso específico de acidentes envolvendo aeronaves. Mais do que três minutos não é considerado um tempo satisfatório", disse. "Neste treinamento conseguimos verificar a eficácia dos procedimentos de segurança adotados, bem como os meios que usamos para chegar ao local de um possível desastre. Ao simularmos um acidente grave, ainda averiguamos as reações dos voluntários em casos de pressão".

Fonte: PORTAL TERRA, via NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented