|

Hospital de Aeronáutica de Canoas completa 60 anos






O Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO) festejou, entre os dias 27 e 29 de outubro, seu 60º aniversário. As comemorações tiveram início com a 1º Jornada de Medicina Preventiva, nos dias 27 e 28 de outubro, no auditório Dr. Santos Rocha do HACO, com a presença dos palestrantes internacionais, Dr. Farhad Sahiar (vice-diretor da Wright State University Dayton - Ohio - EUA) e Dra. Margarida Lima (diretora de Saúde, Higiene e Segurança dos Serviços Médicos da TAP - Lisboa - Portugal).

Uma missa na capela do Quinto Comando Aéreo Regional, na quinta-feira (28), foi celebrada pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings. Os civis e militares que possuem mais de vinte anos de efetivo serviço no HACO receberam uma placa em homenagem à data. Em seguida, houve o lançamento do livro “60 anos de História e “Estórias” do HACO”, de autoria do Coronel Médico João Carlos Rodrigues de Azeredo e do Tenente Orlando Lopez Ramos Junior. O Segundo-Sargento Amílcar Rivelino Peres, o Cabo Alessandro Alves dos Santos e Jurema de Moura Ribeiro ganharam retratos na unidade militar, na homenagem ao graduado padrão e ao civil padrão.

A cerimônia militar, presidida pelo comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, encerrou as celebrações. Na solenidade foram entregues os Títulos Honoríficos de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira (FAB) aos médicos Luiz Edmundo Mazzoleni, Sérgio Faviero, Martin Pörtner, Geraldo Ayala Pereira e Antonio Luiz Vieira Soares e, ainda, diplomas de “Amigos da HACO” às autoridades civis e militares que colaboraram com o Hospital de Canoas. Num momento de grande emoção, nove ex-diretores do HACO foram homenageados com a entrega de uma placa comemorativa.

O diretor do HACO, Coronel Médico João Carlos Rodrigues de Azeredo, em nome do efetivo do hospital e dos usuários do Sistema de Saúde da Área do V COMAR prestou uma homenagem à Cadeia de Comando (DIRSA - COMGEP - CMTAER), com a entrega de uma placa de agradecimento aos comandantes e diretores, pelo empenho na reforma do hospital.

O Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO) foi criado em 30 de outubro de 1950. O HACO teve origem nas unidades de formação sanitária do 3º Regimento de Aviação do Exército. O serviço médico da recém-criada Base Aérea de Porto Alegre se chamava Serviço de Pronto Socorro de Canoas. Conhecido como "Pronto Socorro da Base", tornou-se a primeira e, durante muitos anos, a única unidade de saúde do município de Canoas (RS).

Atualmente o HACO atende cerca de 30.000 pessoas entre militares da ativa, da reserva, dependentes e pensionistas que também fazem parte da comunidade da região metropolitana da cidade de Porto Alegre (RS). Sua missão é promover ações de saúde nas áreas preventiva, assistencial e de campanha aos militares e seus dependentes da área do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) em tempos de paz ou de conflito.









Fonte: HACO






Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented