|

Empresa aérea terá prazo de dez dias para atender reclamações






Agência reguladora quer que regras passem a valer a partir de 2011.

Janaina Lage.

A partir de 2011, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) pretende tornar válida uma regra que obriga as companhias aéreas a responder em até dez dias as queixas encaminhadas pelos passageiros à agência. Hoje, as empresas não têm um prazo limite estabelecido.

A medida faz parte da proposta de regulamentação do atendimento ao passageiro -em fase de audiência pública. Segundo Rubens Vieira, diretor da agência, até maio a medida entrará em vigor.

As empresas terão de criar equipes próprias de atendimento aos passageiros em aeroportos que movimentem mais de 500 mil passageiros/ano e serão responsáveis por resolver problemas como extravio de bagagem, atrasos e cancelamentos. Caso descumpram as regras, poderão ser multadas.

Ameaça de greve

A reunião realizada ontem entre representantes dos aeronautas (tripulantes), aeroviários (que trabalham nos aeroportos) e companhias aéreas terminou em impasse. As empresas propõem mudar a data-base das categorias de 1º de dezembro para 1º de abril e reajustes entre 5% e 5,5%.

Segundo Odilon Junqueira, negociador das empresas, o objetivo é evitar a repetição das ameaças de paralisação durante o fim do ano.

"É inadequado discutir isso em dezembro. Há um problema de infraestrutura, de demanda elevada no período. Seria melhor para toda a sociedade transferir a data para abril", disse.

Os trabalhadores pedem reajuste mínimo de 15%. Para Uébio José da Silva, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aéreo, a proposta será recusada. Até o dia 30 serão realizadas assembleias para discutir as propostas.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented