|

Forças Aéreas das Américas treinam em conjunto no Chile






H-60 BlackHawkSob coordenação do Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA), com sede em Washington – EUA, o exercício COOPERACIÓN I faz parte de um esforço de mobilização que reúne forças aéreas de 18 países. Com esse treinamento, busca-se compartilhar e coordenar os sistemas e capacidades de resposta a qualquer tipo de catástrofes naturais, humanitárias ou de pedido de ajuda mútua.

COOPERACIÓN I simula um desastre com proporções semelhantes ao que aconteceu no Chile, em fevereiro deste ano e se concentrará entre as cidades de Santiago e Puerto Montt. A localização vai permitir aos participantes treinar seus meios aéreos e de apoio em um cenário similar ao de uma situação real de catástrofe, facilitando a padronização de protocolos de resgates e salvamento que poderão ser utilizados em qualquer país que careça desse tipo de apoio.

O objetivo do exercício é possibilitar que várias aeronaves militares possam prontamente atuar em conjunto no apoio a eventuais calamidades no continente americano.

A Força Aérea Brasileira (FAB) participará com três aeronaves, um C-105 Amazonas e dois helicópeteros H-60 BlackHawk, respectivamente pertencentes ao 1º/9º e 7º/8º Grupos de Aviação, sediados em Manaus.

C-105 AmazonasCom início previsto para o dia 4 de outubro, a Operação COOPERACIÓN I poderá ser acompanhada pela internet, no endereço http://cooperacion1.fach.cl/.

Chile - A região entre a Cordilheira dos Andes e o Pacífico é bastante conhecida pelas constantes ocorrências de catástrofes naturais, como vulcões, tsunamis e abalos sísmicos. A mais recente tragédia registrada no país aconteceu no dia 27 de fevereiro deste ano. Um terremoto de 8,8 graus de magnitude, perto da cidade de Concepción, a 400 km ao sul da capital Santiago, matou mais de 723 pessoas, segundo dados divulgados pelo Escritório Nacional de Emergências do Chile.

A Força Aérea Brasileira enviou dois aviões C-130 Hércules, incluindo um Hospital de Campanha da Marinha do Brasil. Dois helicópteros H-60 Blackhawk, também da FAB, chegaram à Concepción no dia 4 de março e cumpriram missões de transporte de ajuda humanitária até o dia 19 daquele mês. Na ocasião, 30 brasileiros em trânsito no Chile regressaram, no dia 2 de março, em um avião da FAB à disposição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nos dias seguintes, outros grupos de brasileiros voltaram nos aviões da FAB, que se reversavam nas missões aéreas de ajuda ao país.

Fonte: CECOMSAER



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented