|

Cooperação amistosa entre Exércitos chinês e brasileiro obtém avanços






Li Jinchuan

O conselheiro de Estado chinês e ministro da Defesa Nacional da China, Liang Guanglie, se encontrou nesta quarta-feira em Brasília, capital brasileira, com o ministro da Defesa do país, Nelson Jobim.

Na manhã do dia 8, Nelson Jobim realizou em Brasília, acompanhado dos generais da Marinha, Exército e Força Aérea do Brasil, uma cerimônia de boas-vindas a Liang Guanglie, que está em visita ao Brasil.

Na ocasião, Liang Guanglie afirmou que nos últimos anos, paralelamente ao avanço das relações bilaterais entre a China e o Brasil, as parcerias entre os dois exércitos também vêm sendo aprofundadas, com frequentes contatos de alto nível, constante ampliação das cooperações pragmáticas e êxitos na formação de pessoal. A China acompanha com atenção as relações militares e está disposta a promover essas relações a um novo patamar, com base na reciprocidade.

"Nos últimos anos, um grande desenvolvimento tem sido registrado nas cooperações pragmáticas e nas relações amistosas entre os dois exércitos. Eu estou disposto a cooperar com o ministro Jobim e me esforçarei para desenvolver as relações de parceria cooperativa estratégica entre os dois países e garantir a paz e a prosperidade mundial, além de responder às perspectivas do presidente chinês, Hu Jintao, e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre as relações militares bilaterais."

A China, segundo ele, aprecia a posição do governo brasileiro de persistir na política de "Uma só China" e agradece o apoio do país em questões relacionadas à Taiwan e ao Tibete.

Jobim concordou com a avaliação de Liang Guanglie sobre as relações entre os dois países e exércitos, e afirmou que a parte brasileira dá ênfase às relações com a China e quer promover os intercâmbios e cooperações com o país em diversas áreas.

"O Brasil e a China têm compromisso no desenvolvimento da vida dos seus povos, e também o compromisso pela paz e estabilidade mundial. As relações bilaterais entre os dois Exércitos vêm sendo reforçadas. A segunda reunião da comissão conjunta dos dois exércitos já foi marcada para o próximo ano e a parte brasileira vai determinar os detalhes da cooperação ainda este ano para garantir as cooperações contínuas entre China e Brasil após as eleições no Brasil em 2011."

Após o encontro, Jobim deu a Liang Guanglie uma medalha de mérito conforme a ordem presidencial emitida por Lula. O ministro chinês expressou agradecimentos.

"Essa Medalha de Mérito dada pelo Ministério de Defesa do Brasil reflete a atenção do presidente Lula nas relações amistosas militares entre os dois países e a disposição sincera do Ministério de Defesa do Brasil em promover essas relações. Ao mesmo tempo, isso representa a amizade entre os povos e seus exércitos."

Ontem à tarde, a delegação de Liang Guanglie visitou o Comando de Defesa Aeroespacial do Brasil. Ele fará também uma visita à base da Marinha brasileira no Rio de Janeiro.

Fonte: China Radio International, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented