Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica forma 145 novos oficiais
O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) cumpriu, mais uma vez, sua missão de formar oficiais para a Força Aérea Brasileira (FAB). No dia 27 de agosto, foi realizada a Solenidade Militar de Entrega de Espadas aos 145 novos oficiais que concluíram o Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários (EAOT), após 13 semanas de curso. Fato curioso que tem ocorrido é o número de mulheres que integram as turmas. E nesse Estágio de Adaptação - EAOT não foi diferente: 101 alunos da “Turma Brasilis”, assim batizada pela própria turma, são do sexo feminino. A Solenidade Militar de Entrega de Espadas aos novos oficiais da Aeronáutica, que contou com a presença de diversas autoridades, foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, Comandante da Aeronáutica, que entregou a espada ao primeiro colocado o Tenente da especialidade de Serviços Jurídicos Ricardo Borges Amado, que também recebeu o “Prêmio de Honra ao Mérito” do Ministério da Defesa, concedido aos alunos que se destacam nas escolas de formação de oficiais e nos cursos de formação de sargentos das Forças Armadas. EAOT Para ingressar na FAB, os futuros oficiais participaram de um processo seletivo composto por provas objetivas, exames de saúde, testes físicos e de aptidão psicológica. O EAOT, com duração de 13 semanas, que tem o objetivo de capacitar os futuros oficiais para o exercício de atividades específicas da carreira militar. Entre as instruções ministradas estão armamento, munição e tiro; atividades de campanha, conceitos de chefia e liderança, comunicação oral, elaboração de documentos oficiais, conduta social e militar, a estrutura das Forças Armadas e treinamento físico. Os novos oficiais passam a integrar, após a formatura, o Quadro Complementar de Oficiais da Aeronáutica, podendo permanecer na ativa por até 8 anos, no posto de Tenente. Fonte: Agência Força Aérea/CIAAR
Para o Tenente da especialidade de Educação Física Angelo Ruediger Pisani, 32 anos, que agora será instrutor das próximas turmas do CIAAR, ingressar na instituição é motivo de orgulho para toda a família. “Foi um dos dias mais felizes da minha vida. Meu avô era Tenente-Coronel da Aeronáutica e sempre admirei a profissão dele. Hoje estou realizando um sonho, não imaginava que teria oportunidade de ingressar na FAB como profissional de Educação Física”, disse.
O CIAAR, localizado em Belo Horizonte, é hoje o maior centro de formação de oficiais para a FAB, promovendo também a adaptação militar de médicos, dentistas, engenheiros, entre outros. Neste ano, a expectativa é de que 600 alunos cruzem os portões de entrada da Unidade.