|

Acre: Procuradoria investiga compra de aeronave





Objetivo é saber se fabricante de helicópteros foi favorecido pelo Ministério da Justiça em licitação no Acre

Matheus Leitão

Negócio ocorreu antes de viagem de servidores que liberam verba para compras; envolvidos negam vantagens

O Ministério Público Federal investiga suposto favorecimento da Helibras na licitação que comprou, com verba do Ministério da Justiça, um helicóptero para o Acre. A Folha apurou que suspeitos estão sendo ouvidos. Audiências públicas realizadas no ministério sobre a compra de helicópteros pelos Estados também registraram reclamações de favorecimento à Helibras. O conselho administrativo da empresa foi presidido até março pelo ex-governador do Acre Jorge Viana (PT), que concorre ao Senado.

Como revelou ontem a Folha, o secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, e três servidores do ministério fizeram em novembro viagem na França paga pela Helibras. Balestreri é o responsável por liberar o dinheiro para os Estados comprarem os helicópteros por licitação. A compra investigada foi feita antes da viagem. Em audiência pública em abril, um representante do Paraná questionou a competitividade da disputa. Lismar da Silva, da Bell Helicopter, disse que os "critérios técnicos" impediriam a participação da empresa concorrente.

O Ministério da Justiça e a Helibras disseram que os processos licitatórios foram implantados pelos Estados. A empresa disse que "motivos técnicos" impediram que a viagem fosse feita em um helicóptero do grupo, em um só dia, como planejado. Balestreri disse que não sabia que a empresa pagou a viagem. A Folha não conseguiu contatar Viana. Em outras ocasiões, ele negou tráfico de influência na Helibras.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented