|

Terminal de Cargas de Manaus registra normalidade nas operações







O Terminal de Logística de Carga do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM) voltou a operar dentro dos padrões recomendados pela legislação aduaneira. O retorno da normalidade das operações foi possível após os esforços empreendidos pela Infraero, que ampliou a capacidade de processamento de cargas do Terminal. No primeiro semestre de 2010, a movimentação de cargas no Aeroporto de Manaus registrou crescimento de 173%.

Para atender ao aumento da demanda, gerada principalmente pelo crescimento da produção do Polo Industrial de Manaus, a Infraero investiu na aquisição de novos equipamentos, na ampliação da infraestrutura – entrega de um armazém estruturado com 2.500 m², e na contratação de 185 novos funcionários – entre orgânicos e terceirizados, que tornou o Terminal de Cargas operando 24h. "Com essas ações, a Infraero garante que o Terminal de Cargas do Aeroporto de Manaus está preparado para atender a demandas futuras", disse Aldecir de Oliveira Lima, superintendente do Eduardo Gomes.

O complexo de Logística de Carga possui 49 mil m² e reúne três terminais: um destinado a cargas domésticas e para exportação; outro para cargas importadas de trânsito e cargas domésticas; e o terceiro, com 21.288 m², exclusivo para o processamento da importação. O Terminal 3 permite armazenamento de 12 mil toneladas/mês e dispõe de sistema de automação para controle e monitoramento de cargas importadas, desde o recebimento até a entrega ao importador.

A Infraero tem investimentos planejados para o complexo de Cargas do Aeroporto Internacional de Manaus. No Terminal 3, a capacidade será ampliada em 30%. Nos Terminais 1 e 2, o pé-direito será elevado e passará de oito metros para 12, o que permitirá aumento na capacidade de verticalização de cargas, podendo ser implantados sistemas de porta-paletes convencional ou automatizado. Além disso, já foram adquiridos cinco mil paletes de madeira padrão transelevador, 13 empilhadeiras e balanças. Ainda serão adquiridos trator rebocador, carrinhos hidráulicos, 30 paleteiras manuais e sete elétricas, plataforma elevatória, envelopadoras, sistema de pesagem, além da modernização do transelevador.

Entre as melhorias já implementadas no Terminal, está o coletor de dados portáteis, integrado ao Tecaplus (gerenciador da carga nos terminais). A tecnologia permite acompanhar e controlar as etapas de armazenagem e liberação. A ferramenta automatiza o trabalho do inventário e já produz resultados, como a celeridade no processo de entrega das cargas.

Fonte: INFRAERO




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented