|

Tecnologia de ponta para o Cindacta III





Sistema Operacional Sagitário

O Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III) vai aperfeiçoar seus equipamentos. Com tecnologia de ponta, o sistema operacional Sagitário será implementado em dezembro deste ano. A novidade permitirá a visualização do espaço aéreo nacional o e controle feito pelos operadores através de monitores touch screen.

Os novos computadores também terão um sistema operacional integrado que auxiliará os profissionais no exercício das atividades. A novidade foi anunciada na tarde de ontem, quando o Cindacta III abriu as portas às autoridades da aviação comercial, da força aérea norte-americana, da Marinha e do Exército, e da sociedade civil - incluindo embaixadores, procuradores e juizes – para mostrar o funcionamento do controle de tráfego aéreo nacional.

Desde a sua fundação, em outubro de 1992, o Cindacta III tornou-se signatário da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci). Em outras palavras, o centro é responsável pela implementação dos futuros sistemas de aviação."Fazemos investimentos em média a cada três anos. Hoje já produzimos nossa própria tecnologia. Softwares e hardwares de alto nível totalmente nacionais", disse o coronel João Batista Oliveira Xavier, comandante do Cindacta III.

Os constantes investimentos em tecnologia fizeram com que o Cindacta III se tornasse referência internacional. A modernização permite que hoje a comunicação seja feita totamente por via satélite com informações precisas sobre a real localização das aeronaves.

Os diálogos entre controladores de voo e pilotos, antes estritamente através de rádio – sistema HF, foi transformado com um meio de transmissão de dados ADS e CPDLC - que envia e recebe as informações em um padrão de linguagem via computadores de bordo, evitando os ruídos causados pela distância e as confusões causados pelos diferentes idiomas.

Fonte: DIÁRIO DE PERNAMBUCO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented