|

Movimento nos aeroportos cresce 22,5%








Comparação é entre os primeiros semestres de 2009 e 2010

Cumbica teve 2,5 milhões de passageiros a mais

Mesmo em Congonhas, que sofre restrições para voos desde 2007, o aumento foi de 1 milhão de pessoas no período

Jose Ernesto Credendio
De Brasilia

Ainda à espera das obras de expansão para atender o fluxo esperado durante a Copa do Mundo de 2014, os aeroportos brasileiros voltaram a registrar recordes de movimentação de passageiros.Ontem, após quase quatro meses sem divulgar dados, a Infraero publicou que passaram por seus aeroportos 71,4 milhões de pessoas até junho, alta de 22,5% sobre o primeiro semestre de 2009.

O número é igual a todo o movimento de 2003, embora a estrutura aeroportuária seja praticamente a mesma. Nesse ritmo, será o dobro de passageiros em sete anos.Em um ano, o número de pessoas a mais nos aeroportos equivale a todo o tráfego acumulado em 2010 no aeroporto de Cumbica (Guarulhos, na Grande SP).

Os novos dados mostram que pouco adiantaram as medidas implantadas no segundo semestre do ano passado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para tentar evitar uma explosão no movimento em Cumbica.

Em seis meses, o principal aeroporto do país recebeu 12,48 milhões de passageiros -2,5 milhões mais do que de a janeiro a junho de 2009.Como os horários de pico, especialmente em viagens internacionais, estão comprometidos, a ANAC só autorizou novos voos em períodos de baixa procura, durante a madrugada.Mesmo em Congonhas, que também sofre restrições para voos desde 2007, houve alta de 1 milhão de passageiros no período.

Em Viracopos (Campinas), usado como alternativa para desafogar Cumbica e Congonhas, o fluxo dobrou e chegou a 2,5 milhões de pessoas no primeiro semestre.

Novas medidas

As estatísticas da Infraero superam a previsão de acréscimo de 17% no movimento aeroportuário neste ano, feita pela ANAC. A agência diz que continua a monitorar o tráfego para implantar restrições contra o aumento de voos em outros aeroportos.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented