|

Terceiro Comando Aéreo Regional realiza entrega da Medalha Santos Dumont





O Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) realizou, na última sexta-feira (16 de julho), a solenidade de entrega da Medalha Mérito Santos-Dumont. A solenidade é alusiva ao 137º aniversário de Alberto Santos-Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira, comemorado em 20 de julho. O Tenente Brigadeiro do Ar Ramon Borges Cardoso, Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), presidiu a solenidade. O Patrono da Aeronáutica recebeu uma homenagem singular durante a formatura: o hasteamento da insígnia de Marechal do Ar, posto mais alto da Força Aérea, e a execução do toque correspondente.
A relação de agraciados elencou 195 pessoas, entre militares e civis. Visivelmente emocionada, a Major Estatística Lecir Dutra Cavalvanti, foi uma das agraciadas.

“Após 26 anos de serviço na Força Aérea eu ainda me emociono ao cantar o Hino Nacional e ao desfilar no 7 de setembro. No momento em que recebo esta medalha, é difícil conter a emoção, principalmente porque minha indicação foi inesperada”, afirmou. A Major Lecir serve na Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) há 21 anos e, antes de se tornar Oficial, foi Graduada por 5 anos. “Recebo esta medalha como um reconhecimento pela minha dedicação”, declarou.

Agraciado com a Medalha, o Comandante Marcio Barbedo Cezar da Roza, ex-piloto da aviação civil, é pesquisador da vida e obra de Santos-Dumont desde 1956. “Comecei minha coleção com recortes de jornais, ainda criança, porque eu ficava irritado com essa história de dizer que foi o americano que inventou o avião”, relembrou. O Comandante prefaciou a edição de 1997 do livro “Santos-Dumont e a Conquista do Ar”, publicado em 1941. “É motivo de grande contentamento receber a Medalha que tem o nome do inventor do avião”, afirmou.

Na avaliação da agraciada Isis Martins Ribeiro de Andrade, Conselheira do Setor Consular do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Rio de Janeiro, a Medalha significa um reconhecimento. “Emitimos constantemente passaportes para a Força Aérea e, por ocasião do terremoto no Haiti, intensificamos esse trabalho para que os militares pudessem prestar apoio. Cumprimos com a nossa obrigação e é uma grande honra receber essa condecoração”, observou.

A Medalha Mérito Santos-Dumont foi criada pelo Decreto nº 39.905, de 5 de setembro de 1956 é concedida a personalidades civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, que tenham prestado destacados serviços à Aeronáutica brasileira ou que, por suas qualidades ou seu valor, em relação à Aeronáutica, forem julgados merecedores.



Fonte: III COMAR




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented