|

Marinha brasileira começa Operação Atlântico II






Rio de Janeiro, 19 jul (Prensa Latina) A Marinha brasileira, em planejamento conjunto com as Forças Armadas e coordenada pelo Ministério de Defesa, inicia hoje a Operação Atlántico II como preparação para uma guerra moderna em defesa dos interesses nacionais.

O vice-chefe de operações navais da Marinha brasileira, contralmirante Paulo Ricardo Médici, assinalou que o exercício militar -a concluir no dia 30- prevê uma guerra moderna em defesa dos recursos naturais e econômicos nacionais.

A operação de treinamento será realizada principalmente na costa atlântica da Região Sudeste brasileira, devido à importância da infraestrutura de petróleo e gás e do valor econômico e estratégico dessa região em uma eventual disputa internacional pelos recursos do mar.

Essa área representa cerca de 42 por cento do território nacional.

Médici detalhou que na Operação Atlántico II participarão 22 navios, 17 aeronaves, 18 tanques de combate e 10 mil militares, e explicou que para o contexto da crise foi criado um inimigo fictício, segundo noticiou a estatal Agência Brasil.

Depois de assegurar que este exercício será mais complexo que a Operação Atlántico I, efetuada em 2008, o chefe militar indicou que para esta segunda versão foram elaboradas duas situações de ameaças.

Na primeira, a escuadra deve proteger áreas como a Bacia de Campos, no estado do Espírito Santo, e a Bacia de Santos, em São Paulo, adiantou Médici.

Há pouco mais de dois anos, nessa região, que se estende do Espírito Santo até Santa Catarina, a estatal Petróleos do Brasil (PETROBRAS) descobriu enormes poços de hidrocarbonetos, cujas reservas provadas colocam o Brasil entre os primeiros países do mundo possuidores desse recurso natural não renovável.

A segunda situação, prosseguiu o chefe militar, está relacionada com a defesa da pesca e se desenvolverá nos arquipélagos de Fernando de Noronha e no de São Pedro e São Paulo, no litoral do estado de Pernambuco.

A simulação da guerra moderna terá também um fim social, pois desenvolverá ações de atenção médica e odontológica nos diversos municípios envolvidos no operativo militar de treinamento.

Também serão promovidas aulas de primeiros socorros e higiene para a população, de acordo com a Agência Brasil.

Fonte: Prensa Latina, via NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented