Escola administrada pela FAB em Manaus está entre as melhores do país
A Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro, fruto de uma parceria entre o Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR) e o Governo do Estado Amazonas, conquistou o segundo lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do ano de 2009, considerando-se as escolas estaduais do Amazonas.
Com índice de rendimento 6,3 nos anos iniciais e 5,1 nos anos finais, a Escola Brigadeiro Camarão tem conquistado excelentes pontuações. Em 2007, ficou com a melhor nota da capital e a segunda do Estado do Amazonas.
Segundo o site do IDEB, este índice foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do INEP a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do INEP, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
Cerca de 70% dos estudantes da Escola Brigadeiro Camarão pertencem às comunidades vizinhas à Base Aérea de Manaus (BAMN), Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR) e vilas militares da Guarnição de Aeronáutica de Manaus. Proporcionando qualidade de ensino às crianças da região e aos filhos de militares da Aeronáutica, que ocupam os 30% restantes das vagas, a escola, administrada pelo VII COMAR, aproxima a Força Aérea da comunidade e contribui para o seu desenvolvimento.