|

Avião faz pouso não programado no Recife por suspeita de bomba








Voo da Air France ia do Rio para Paris. Polícia Federal faz vistoria no compartimento de bagagens.

Um avião da Air France que fazia o voo 443 do Rio de Janeiro para Paris fez um pouso não programado no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, por volta das 20h deste sábado (10). O motivo foi uma suspeita de bomba, informam a Infraero e a companhia aérea.

Leia também: "Só soubemos da suspeita de bomba quando pousamos", diz passageiro

Havia 405 passageiros e 18 tripulantes a bordo. Eles desceram da aeronave sem problemas, de acordo com a Air France.

Em nota oficial divulgada em conjunto, Infraero, o II Comando Aéreo Regional, da Aeronáutica, e Polícia Federal afirmaram que foi "acionado o Programa de Segurança do Aeroporto e ativado o Centro de Operações de Emergência" para gerenciar a situação, com o "posicionamento da aeronave em área remota, desembarque imediato de todos os passageiros e reinspeção de todos os passageiros e bagagens de mão". Segundo a nota, o avião pousou no aeroporto às 19h53.

Aeroporto chegou a ficar fechado por 30 minutos

Após uma vistoria na cabine de passageiros no final da noite, a Polícia Federal começa a madrugada de domingo (11) inspecionando o compartimento de carga. Todas as bagagens foram retiradas do avião.

O aeroporto chegou a ficar fechado por 30 minutos e já foi reaberto, informa a Infraero. Segundo a companhia aérea, a informação de que haveria uma bomba na aeronave, um Boeing 747, chegou ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, que avisou os pilotos. Eles então solicitaram o pouso não programado no Recife. A Air France informa que a aterrissagem aconteceu em segurança e que não recebeu ainda previsão sobre a liberação da aeronave pela Aeronáutica.

Fonte: PORTAL G-1, via NOTIMP

Foto: Philippe Noret

---

Vistoria descarta bomba e voo é liberado

Avião com destino a Paris pousou em Recife após ligação anônima. PF checou todas as malas e peritos entrevistaram os 405 passageiros

A Polícia Federal fez uma varrição minuciosa na aeronave, checou as bagagens e a cabine, entrevistou os 405 passageiros e os 18 tripulantes, mas não encontrou a bomba que, segundo denúncia anônima, ameaçava o voo 443 da Air France, da rota Rio-Paris.

Vinte e quatro horas depois de ter sido forçado a pousar no Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, o avião recebeu autorização para seguir viagem na noite de ontem e chegaria na manhã de hoje. O avião decolou às 21h52.

Dois aparelhos de raios-x e um scanner tiveram de ser usados para checar as malas, procedimento que começou às 21 horas de sábado e só terminou às 13h45 de ontem. Peritos conferiram os passaportes e ouviram individualmente todos os passageiros e tripulantes. Cães farejadores procuravam produtos químicos e explosivos. O aeroporto ficou fechado para pousos e decolagens por cerca de 30 minutos. Ambulâncias e veículos dos bombeiros acompanharam o pouso do Boeing 747-400, realizado em uma área isolada da pista.

O clima entre os passageiros era de irritação. Muitos reclamavam do cansaço, já que tiveram que ficar no aeroporto até quase cinco horas e não conseguiram trocar de roupa porque não tiveram acesso às bagagens.

Reembarque. Depois da varredura feita pela Polícia Federal, seis funcionários da Air France do Rio acompanharam o embarque, mas não se pronunciaram sobre o incidente. Atendentes da TAM e da Swissport auxiliaram no procedimento, que durou mais de duas horas.

Ainda durante a madrugada foi montado um gabinete de crise, formado por representantes da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Aeronáutica, Polícias Federal, Civil e Militar, bombeiros e representantes das companhias aéreas que operam no terminal.

Anônima. A ameaça de bomba foi feita por telefone a um escritório da Air France no Rio na noite do sábado, aproximadamente três horas após a decolagem. A companhia não se pronunciou sobre quais as medidas que serão tomadas para tentar identificar o autor da ligação. Segundo fontes ligadas à empresa, a ameaça teria sido feita por uma voz feminina.

Se não fosse o desvio para o Recife, o voo 433 faria a mesma rota do 447 Airbus A330 que caiu em maio de 2009, matando 228 pessoas. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

Fonte: O ESTADO DE SÃO PAULO, via NOTIMP

---

Avião da Air France que pousou no Recife está a caminho de Paris

Pouso não programado aconteceu por suspeita de bomba. Após vistoria, autoridades descartaram presença de explosivo.

O voo da Air France que fez um pouso não programado no Recife (PE) na noite de sábado por conta de uma suspeita de bomba está a camiho de Paris, informa a companhia área. A Infraero confirma que a aeronave deixou o Aeroporto Internacional dos Guararapes às 21h52.

Em nota oficial divulgada na tarde deste domingo (11), a Polícia Federal e a Infraero, responsável pelos aeroportos brasileiros, confirmaram que não havia bomba no voo Rio-Paris da Air France.

A Air France já havia divulgado pela manhã, por meio de sua assessoria, que se tratava de um alarme falso.

A Infraero, no entanto, informou que era necessário aguardar o fim da inspeção das bagagens e da aeronave antes de descartar a hipótese. A análise foi concluída no começo da tarde.

A Air France remarcou o voo para as 20h10 deste domingo. Posteriormente, a saída foi postergada para as 21h10 por questões operacionais, segundo a Infraero.

Apesar de descartada a suspeita de bomba, o voo saiu somente à noite porque a tripulação que estava no voo ultrapassou a carga horária permitida pela regulamentação. De acordo com a empresa, eles estão descansando e darão continuidade ao voo.

A aeronave, que saiu do Rio de Janeiro com destino a Paris com 405 passageiros e 18 tripulantes, pousou na capital pernambucana às 19h53 de sábado devido a uma suspeita de bomba.

A nota oficial que descartou a hipótese de bomba foi divulgada em conjunto por Infraero, o II Comando Aéreo Regional, da Aeronáutica, e Polícia Federal. "Foram finalizados os trabalhos da Polícia Federal na inspeção das bagagens dos passageiros do voo 443 da Air France e não foi encontrado nenhum tipo de artefato explosivo", diz a nota.

Fonte: PORTAL G-1, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented