|

Semana do Meio Ambiente: pesquisador mostra estudo sobre “rios voadores”







Como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, a Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente da Infraero realizou, nesta terça-feira (8/6), palestra com o pesquisador Gérard Moss, na Sede da empresa, em Brasília (DF). O tema foi “Rios Voadores” - correntes de ar que carregam umidade de Norte a Sul do País.

De origem suíça e naturalizado brasileiro há mais de 20 anos, Gérard é o único piloto do Brasil a dar a volta duas vezes ao redor do mundo em um avião leve. Ele explicou que a quantidade de vapor d’água transportada pelos “rios voadores” é equivalente à vazão do rio Amazonas. O projeto “Rios Voadores” pesquisa a formação dessas correntes, por meio da coleta de amostras de vapor e da água da chuva. A iniciativa teve início em 2007 e integra o projeto “Brasil das Águas” que, desde 2003, chama atenção para a saúde dos rios brasileiros.

Gérard alertou para as drásticas consequências do desmatamento e das queimadas na Amazônia sobre os recursos hídricos e os reflexos nas mudanças climáticas. “Ainda há tempo de preservarmos nossos recursos hídricos. Por isso, buscamos a conscientização da população ribeirinha. Durante dois anos (2005 a 2007) percorremos de barco sete rios com uma grande equipe para mostrar a qualidade das águas e os efeitos do desmatamento. Assim, a população pôde entender e valorizar muito mais a sua região”, disse. Ele ressaltou que a segunda etapa do projeto prevê investimento ainda maior em educação ambiental, com campanhas, exposições e ações nas escolas.

O projeto “Rios Voadores” foi escolhido para participar do esforço brasileiro na conferência COP15 - a reunião sobre mudanças climáticas - em Copenhagen, no ano passado. Gérard mostrou a importância da floresta amazônica como reguladora do clima.

O diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Jaime Henrique Parreira, destacou a preocupação da Infraero com o meio ambiente. “Os aeroportos da Rede Infraero estão em processo de expansão, com investimentos da ordem de R$ 7 bilhões e enorme compromisso para a Copa do Mundo, aliada à busca da auto-sustentabilidade em questões ambientais”, afirmou.

Fonte: INFRAERO




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented