|

Livro resgata história do 1° voo no Brasil





Façanha realizada em Osasco em 1910 também foi a pioneira de toda a América Latina

Para os brasileiros, a história da aviação passa pela disputa sobre a paternidade do avião: nosso Alberto Santos-Dumont (1873-1932), que voou em Paris em 1906, ou os irmãos Wright, que realizaram seu primeiro voo nos EUA em 1903. Bem menos conhecida é a história do primeiro voo registrado no Brasil e na América Latina, em 1910, pelo francês radicado no Brasil Dimitri Sensaud de Lavaud.

Em "1910 - O Primeiro Voo do Brasil", Susana Alexandria e Salvador Nogueira detalham a história do voo do aeroplano São paulo, em 7 de janeiro daquele ano, com riqueza de detalhes e imagens, como o desenho do projeto do novo avião. O aeroplano São Paulo foi projetado e construído pelo próprio Lavaud, que se mudou para Osasco no final do século 19, trazido pelo pai.

E foi das proximidades do chalé Bricola, em Osasco - hoje um museu que leva o nome de Lavaud -, que partiu o voo do São Paulo, com 10,2m de comprimento, 10m de envergadura de asas, com estrutura de pinho e peroba e hélice frontal de jequitibá com 2,1m de diâmetro e 30cm de largura.

Talvez como Santos-Dumont, o fim da vida de Lavaud foi um tanto triste. Foi preso pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial e acusado de colaborar com o regime, sendo inocentado depois. Morreu em 1947, aos 65 anos.

1910 - O Primeiro Voo do Brasil
Susana Alexandria e Salvador Nogueira
Editora Aleph
Quanto R$ 38 (144 págs)

Imagem

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented