|

Senadores franceses vêm ao Brasil fazer lobby pelos caças Rafale








Com a iminência do anúncio da decisão do governo brasileiro do vencedor da disputa pela venda de 36 caças para a FAB (Força Aérea Brasileira), o presidente do Senado da França, Gérard Larcher, e mais 18 senadores fazem nesta terça-feira uma visita de cortesia ao Congresso Nacional.

A aeronave Rafale, da francesa Dassault, é franca favorita na disputa, segundo declarações públicas do ministro Nelson Jobim (Defesa) e do próprio presidente Lula, que chegou a anunciar a vitória do caça francês no ano passado, mas depois voltou atrás.

O ministro desconsiderou o ranking da Aeronáutica em que o caça sueco Gripen NG ficou em primeiro lugar para renovar a frota da FAB e mandou de volta aos militares um relatório sucinto desqualificando as possibilidades de transferência de tecnologia tanto do caça sueco quanto do norte-americano F-18, afunilando a escolha para o francês Rafale.

A base da justificativa de Jobim, conforme a Folha antecipou em 4 de fevereiro, é que o F-18 é americano e o Gripen NG tem componentes dos EUA, como o motor, e ambos deixariam o Brasil vulnerável.

Os franceses oferecem a melhor política de transferência de tecnologia, de capacitação da indústria nacional e de redução de dependência de fornecedores estrangeiros, segundo avaliação do ministro. O pacote da Dassault deve ficar em cerca de R$ 18 bilhões.

Jobim já entregou seu relatório ao presidente Lula, que deve anunciar o vencedor nos próximos dias.

Fonte: MIDIAMAX, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented