|

Prefeito é contra terminal de pesca





Flávio Dilascio, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - A queda de braço travada entre a infraero e o Ministério da Pesca pela construção do Terminal Pesqueiro Público (TPP) da Ribeira, na Ilha do Governador, acaba de ganhar um novo capítulo. Em resposta a um pedido do movimento S.O.S Ribeira (de moradores contrários à obra), o prefeito Eduardo Paes afirmou que o “terminal não será autorizado em qualquer hipótese”. O final da história será decidido pelo governo do estado, responsável pelo licenciamento da obra. Contudo, a insatisfação do prefeito pode pesar na decisão.

Segundo assessores de Paes, a contrariedade do prefeito já teria sido repassada aos secretários municipais de Urbanismo, Sérgio Dias, e do Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz. Mas apesar da resistência, sobretudo dos moradores da Ilha, o Ministério da Pesca já apresentou pedido de licenciamento da obra no Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

O documento está em fase de análise. Por isso, o instituto não quis se manifestar. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente também não quis comentar a polêmica.

Riscos para a aviação

A coordenação de meio ambiente da regional Rio da infraero alega que, por causa da proximidade com o aeroporto Tom Jobim, a construção desrespeitaria uma resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que que proíbe a manipulação de peixes – atrativos de pássaros – em um raio de até 20 quilômetros de um aeroporto.

Já os moradores da Ribeira, e de outros bairros da Ilha, alegam que a região não tem estrutura para receber um fluxo diário de 10 mil trabalhadores, o que, segundo eles, provocaria complicações no trânsito, degradação ambiental e o fim da tranquilidade no bairro.

Projeto em andamento

Superintendente federal do Ministério da Pesca e Aquicultura para o Rio, Jayme Tavares, diz que só tomará uma posição oficial depois que receber um comunicado da prefeitura sinalizando a insatisfação com a proposta. Até lá, o projeto do terminal pesqueiro no bairro continuará sendo tocado.

– Não tenho conhecimento da insatisfação do prefeito. Enquanto isto, vamos seguindo o nosso curso, tentando não criar mais ebulição.

Fonte: JORNAL DO BRASIL, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented