|

I COMAR tem novo Comandante





Na última sexta-feira, dia 16, aconteceu a cerimônia militar de passagem de Comando do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR). O Major-Brigadeiro-do-Ar Robson Ferreira Igreja foi substituído pelo Major-Brigadeiro-do-Ar Odil Martuchelli Ferreira. Participaram da solenidade autoridades militares, políticas e civis. O Major-Brigadeiro-do-Ar Odil é natural do Rio de Janeiro, possui mais de 3 mil horas de voo e comandou o 1° ETA e a Base Aérea de Belém.

Os Comandos Aéreos Regionais (COMAR) são extensões do poder administrativo do Comando da Aeronáutica com a função de apoiar as Organizações Militares situadas nas áreas sob suas jurisdições. Sua finalidade é garantir o emprego efetivo de todo o poderio aéreo em missões reais, de treinamento e de ajudas humanitárias. Para efeito de comando e controle, o Brasil é dividido em sete COMAR, sendo a área de jurisdição do I COMAR os estados do Pará, Amapá e Maranhão.

A história do I COMAR tem início em 1935, quando Belém passou a ser abrangida pelo Correio Aéreo Militar. Com a criação do Núcleo do 7º Regimento de Aviação em 1936, uma vasta infra-estrutura de aeródromos e aeroportos foi instalada na região amazônica, com a utilização de aviões Corsários para a realização de voos de patrulhamento ao longo do litoral. Fruto desse trabalho pioneiro, a FAB foi responsável pela assistência e integração da região ao território nacional, com expressivo apoio às populações interioranas, às missões religiosas, às guarnições de fronteira, ao Exército Brasileiro, à Marinha do Brasil e aos governos locais.

Na Guarnição de Aeronáutica de Belém estão sediadas as seguintes organizações militares: Base Aérea de Belém (BABE), Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), Prefeitura de Aeronáutica de Belém (PABE), Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA-BE), Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Belém (BINFAE-BE), Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA 1), e as unidades aéreas Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1° ETA), Terceiro do Sétimo Grupo de Aviação (3°/7° GAv) e Primeiro do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAv).

Além das missões de segurança e defesa da soberania do espaço aéreo, a Força Aérea Brasileira realiza na Amazônia diversas ações cívico-sociais como atendimentos médico-odontológicos nas aldeias indígenas e populações ribeirinhas, missões de Evacuação Aeromédica (EVAM), Missões de Misericórdia, bem como de busca e salvamento (SAR).

Fonte: CECOMSAER




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented