|

Grupo de Transporte Especial despede-se da aeronave VC-96





O Grupo de Transporte Especial, no dia 16 de abril, despediu-se de uma de suas aeronaves, que há mais de três décadas fez parte de sua história e da própria história da Base Aérea de Brasília.

No dia 19 de agosto de 1976, chegava dos Estados Unidos da América para o Grupo de Transporte Especial, a aeronave VC-96 (Boeing 737-200). Vinte dias depois, chegaria a outra de mesmo modelo. A missão dessas aeronaves era de vital importância, pois realizava o transporte do Presidente da República.

Por 33 anos, estas aeronaves fizeram parte do Grupo de Transporte Especial. Foram mais de 50 mil horas de voo seguro e experiências incríveis, guardadas na memória de seus pilotos e de sua tripulação. Em 1980, o VC-96 FAB 2116 cumpriu uma missão que certamente marcou a vida de seus tripulantes: percorreu onze Estados brasileiros com o Papa João Paulo II, durante a visita de Sua Santidade ao Brasil.

O avião sai de cena para dar lugar a uma aeronave mais moderna, o VC-2 Embraer 190, que terá a mesma missão de suas antecessoras. As duas aeronaves VC-96 seguem para a Base Aérea de Anápolis, onde aguardarão o destino definitivo.

A cerimônia de desativação da aeronave VC-96 foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Juniti Saito. Na tripulação do último voo, estavam presentes o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Cleonilson Nicácio Silva, além do Tenente-Coronel Enio Beal Junior e o Tenente-Coronel Mauro Bellintani.

Fonte: BABR



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented