|

3º/8º GAV realiza treinamento operacional na Marambaia





Entre os dias 12 e 16 de abril, o 3º/8ºGAv, Esquadrão Puma, realizou na Restinga da Marambaia missões de treinamento do método inglês de Içamento, mais conhecido como método Kapoff. Este método de içamento consiste em um conjunto de procedimentos padronizados a serem realizados por uma equipagem operacional, que têm por objetivo a consecução do içamento de um alvo por meio de um guincho. Suas características principais são: precisão, alto índice de segurança durante toda a manobra e reduzido tempo de exposição em combate.

Visando manter a continuidade da formação operacional da Unidade Aérea, o Esquadrão Puma realizou diversas missões, em que contou com a colaboração do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (Para-Sar), bem como com o apoio da Base Aérea de Santa Cruz através dos médicos de sua Esquadrilha de Saúde e dos Esquadrões Sediados: 1ºGAvCa, 1º/16ºGAv e 4º/7°GAv.

A rotina durante o período de treinamento iniciava no nascer-do-sol, com o deslocamentos das aeronaves dos Afonsos até a Marambaia. Durante todo o dia, as missões ocorriam seguidamente, alternando entre instruções e manutenção operacional de pilotos e tripulantes. Os reabastecimentos eram realizados no aeródromo de Santa Cruz em intervalos previamente planejados ao longo do exercício. O retorno para sede se dava sempre pouco antes do pôr-do-sol. Toda esta operacionalidade do Esquadrão Puma pôde ser observada pelo Comandante Interino da Base Aérea dos Afonsos, Ten Cel João Bosco, no dia 15 de abril. Nesta data, o mesmo acompanhou a rotina do treinamento, participando inclusive de alguns voos.

Durante os cinco dias em que o treinamento ocorreu, o 3º/8ºGAv demonstrou sua proficiência e dedicação, e após 80 saídas realizadas, pilotos, instrutores, mecânicos e operadores concluíram seus programas de formação e elevação operacional. Mais uma vez a unidade comprovou estar pronta para as missões que a ela forem designadas, seja na paz ou na guerra.

Fonte: CECOMSAER




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented