|

Galeão comemora sucesso de programa de recursos hídricos no primeiro trimestre de 2010








O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão (RJ) comemorou em março um número importante: o aeroporto alcançou o marco de 45% no uso de águas alternativas em suas operações.

No primeiro trimestre de 2010, a produção interna de água do aeroporto atingiu o volume de 40,5 mil m³/mês. Grande parte desta produção é destinada à torre de resfriamento do sistema de ar condicionado. Desse modo, quase metade de toda a água consumida no aeroporto (90 mil m³/mês) já provém dos sistemas de reciclagem de água, de esgoto tratado, de captação da água da chuva e de exploração de poços instalados no próprio sítio aeroportuário. O restante dos recursos hídricos (55%) é obtido da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae).

Todas essas iniciativas partem do Programa de Recursos Hídricos do Galeão, que foi iniciado em 2001, numa parceria entre a concessionária CDN e a Infraero. O foco da iniciativa foi a recuperação dos sistemas de água e esgoto e a redução das despesas com o abastecimento de água, que na época provinha exclusivamente da Cedae.

Ao longo dos quase 10 anos de trabalho, o programa acumulou muitas conquistas – entre elas, o fato de 100% do esgoto gerado pelo aeroporto ser tratado em estações próprias. Outro motivo de orgulho foi a redução do consumo per capita de água no aeroporto, que passou de 331 litros por passageiro em 2001 para 100 litros por passageiro em 2009.

“Hoje o Galeão pode ser considerado um modelo de gestão de recursos hídricos em aeroportos brasileiros. A meta é atingir 70% do total consumido”, explica o superintendente do Galeão, André Luís Marques de Barros.

Fonte: INFRAERO




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented