|

Europa deve ter segundo dia seguido de voos normais após caos aéreo






Entre 28 mil e 29 mil voos são esperados para toda a Europa nesta sexta-feira (23), segundo informações da Organização Europeia pela Segurança do Tráfego Aéreo (Eurocontrol). A margem é a considerada normal para o continente, que alcança o seu segundo dia consecutivo de operações normais depois de oito dias de caos aéreo, causado pela erupção do vulcão Eyjafjallajökull na Islândia.

A agência de meteorologia britânica Met Office divulgou imagens de satélite na manhã desta sexta que mostram o aumento da concentração de cinzas vulcânicas sobre a Islândia, o que levou ao fechamento, pela primeira vez desde o início da crise, dos aeroportos islandeses de Keflavik e Reykiavik. Embora o vulcão estivesse em seu território, o país ainda não havia tido problemas com seu espaço aéreo.

O aumento da concentração das cinzas não se deve a um acréscimo nas atividades do Eyjafjallajökull, que continua diminuindo gradativamente a emissão de gases e detritos no ar, mas sim à mudança dos ventos. As correntes que levaram as nuvens de cinzas para o centro da Europa mudaram de direção e agora vão em direção ao Ocidente, o que não deve causar problemas aos aeroportos europeus.

A única área com alguma precaução, de acordo com a Eurocontrol, é o norte da Escócia. O Centro de Controle do Tráfego Aéreo do Reino Unido (Nats, na sigla em inglês) divulgou em seu último informe que o aeroporto de Stornoway, no norte escocês, é o único ainda fechado para pousos e decolagens. Nas demais áreas do continente europeu não há fechamento no espaço aéreo.

Eventuais atrasos e cancelamentos ainda devem ser registrados durante a sexta-feira em virtude de condições logísticas e outros tipos de restrições, informou a Eurocontrol.

Fonte: PORTAL R7, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented