|

Intercâmbio de experiências marca presença da FAB na Operação Angel Thunder nos Estados Unidos





Nos vários aspectos que envolvem o planejamento e a execução de uma missão de busca e resgate, militares da FAB que participam da Operação Angel Thunder, no Arizona-EUA, têm a oportunidade de trocar experiências com militares americanos e de outros países.

No exercício, ocorrem diariamente acionamentos de tripulações que decolam com suas aeronaves para o resgate simulado de pessoal em combate ou em ações humanitárias.

No Centro de Operações de Resgate, pilotos brasileiros participam do planejamento dos voos. “Nossa metodologia está bem próxima daquilo que há de mais atualizado, mesmo observando os aspectos tecnológicos que os americanos possuem. Estamos conseguindo acompanhar o modo como trabalham e vamos procurar aplicar esses conhecimentos aos meios que temos no Brasil para melhorar o planejamento de nossas missões de resgate” disse o Capitão Aviador Leonardo Ell Pereira, do 7º/8º Grupo de Aviação.

A bordo de uma aeronave HH60 - Pave Hawk (19/04), o Tenente Lourival de Souza e Silva Junior, também do 7/8 Grupo, esteve presente no resgate de sobreviventes de um terremoto, na difícil situação de localizá-los em uma área extensa e trazê-los em segurança. “Participamos da concepção da missão e nossas sugestões foram bem recebidas. Conseguimos extrair 40 pessoas do local com sucesso” comentou o oficial.

Em outra missão, foi simulada a queda de um helicóptero em área inimiga, com forças de solo oponentes e artilharia antiaérea. Homens das Forças Especiais aliadas foram desembarcados no terreno e guiados pelo alto por aeronaves amigas, até o local onde estavam os feridos a fim de que fossem tratados e protegidos até o momento de serem resgatados.

O Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento – EAS, mais conhecido como PARASAR, participou (20/04) de um resgate de um piloto, na queda de um F-15. “A missão foi importante pois houve o emprego conjunto de quatro países possibilitando a troca de experiências” comentou o Comandante do EAS, Tenente Coronel Josoe dos Santos Lubas.

Outro piloto da FAB realizou treinamento no simulador da aeronave AH64H – Apache, com o emprego simulado de diversos armamentos em um ambiente similar ao encontrado pelos americanos nos conflitos em que atuaram recentemente.

Para o Capitão Marcio André Almeida Coutinho, do 2º/8º Grupo de Aviação, Esquadrão que recebeu no dia 17 o helicóptero AH2 – Sabre, esta foi uma oportunidade única tendo em vista que em breve a Unidade em que atua, irá receber o simulador do novo equipamento. A Operação Angel Thunder vai até o dia 23.

Fonte: CECOMSAER




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented