|

Revista da UNIFA entra para comunidade científica





Pesquisadores do Comando da Aeronáutica e de todo o país que labutam nas áreas das Ciências Aeronáuticas e Aeroespaciais (incluindo ambiente, estruturas, recursos humanos e ciências afins) já podem comemorar. A Revista da UNIFA, que ao longo dos últimos cinco anos vem modificando o seu perfil em benefício da divulgação e do incentivo das pesquisas nas áreas das ciências supracitadas, atinge definitivamente seu caráter científico.

Divulgada inicialmente apenas por meio impresso (ISSN 1677-4558), a Revista da UNIFA chega ao ano do seu jubileu de prata com as seguintes inovações: edição eletrônica (
www.revistadaunifa.aer.mil.br), que proporciona o seu acesso em qualquer parte do Planeta e submissão de artigos online; periodicidade semestral; sistema de avaliação por pares; conselho científico formado por pesquisadores renomados e reconhecidos internacionalmente; distribuição gratuita e por permuta com as principais universidades do Brasil; apresentação dos resumos em três idiomas (português, inglês e espanhol), o que promove não só uma maior divulgação, como também o reconhecimento da produção científica da UNIFA em âmbito nacional e para além dele.

Todos esses avanços culminam com a indexação recente da Revista em duas grandes bases de dados internacionais: o Google Acadêmico, voltado especificamente para a produção científica mundial (http://scholars.google.com) e o Public Knowledge Project`s Metadata Archive (http://harvesters.sfu.ca/demo/index.php/index). Vale também destacar que outros processos de indexação já iniciados encontram-se na fase de julgamento pelas respectivas bases de dados, tais como: DOAJ, LATINDEX, ICAP, CLASE e outros.

Como principal vantagem de uma revista indexada tem-se a ampla exposição de seus artigos/pesquisas para o mundo, principalmente se os resumos estão apresentados em mais de um idioma, o que faz com que diversos pesquisadores de diferentes países tenham acesso às mais variadas pesquisas quando numa busca em base de dados. Ou seja, os trabalhos publicados e seus respectivos autores poderão ser citados por outros pesquisadores ao redor do mundo, o que, certamente, difundirá ainda mais o saber cientificamente produzido no Brasil e, mais especificamente, no âmbito do COMAER.


Outra grande conquista é a de que a Revista da UNIFA, após ter sido citada por programas de pós-graduação do país, dentre eles o do ITA, encontra-se em processo de apreciação e avaliação pelo Sistema Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Torna-se, portanto, imprescindível, que toda a comunidade científica, direta ou indiretamente, envolvida nesse trabalho de reestruturação e divulgação, torça pelo reconhecimento cada vez mais pleno e consequente sucesso da Revista da UNIFA.

Fonte: UNIFA



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented