|

Centro de Lançamento de Alcântara completa 27 anos





Concebido no início da década de 1980, como um dos três segmentos da Missão Espacial Completa Brasileira (MECB), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) foi instalado numa área de 620 quilômetros quadrados, situado a 408 KM de São Luís. O Objetivo inicial era permitir i lançamento, a partir do território brasileiro, de um satélite nacional, levado por um foguete também desenvolvido e produzido pelo país. A primeira operação de lançamento do CLA ocorreu em dezembro de 1989, na “Operação Pioneira”, onde foram lançados quinze foguetes SBAT-70 e 2 SBAT-152.

O CLA foi o segundo centro de lançamento de foguetes instalado no país. O primeiro foi o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Parnamirin (RN). Devido ao crescimento urbano nos arredores do CLBI, que não permitiram ampliações do centro de lançamento, o CLA foi concebido, a partir do Decreto Federal 88.136/83, para realizar missões de lançamentos de satélites e sediar testes do Veículo Lançador de Satélites (VLS),. Sua posição estratégia- a 2º18 de latitude ao sul, bem próximo à linha do Equador- permitem lançamentos de foguetes com baixo consumo de combustível.

Em outubro de 2003, a assinatura de um tratado de cooperação entre o Brasil e a Ucrânia iniciou os preparativos para o Cyclone-4, veículo espacial ucraniano, no CLA. Da parceria entre os dois países, foi criada a empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS), responsável pela comercialização e operação de serviços de lançamentos no Maranhão.

Fonte:
SITE EM QUESTÃO, via NOTIMP








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented