|

Alunos do ITA mantêm curso pré-vestibular gratuito para estudantes carentes





Depois de uma exaustiva jornada de estudos em período integral, um grupo de alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) troca os bancos escolares pelas lousas tornando-se eles mesmos professores voluntários no Curso Alberto Santos Dumont Vestibulares (CASD Vestibulares). O curso preparatório é gratuito e atende 520 estudantes carentes da região de São José dos Campos, no interior de São Paulo. No ano passado, o CASD aprovou 254 alunos em diversas faculdades públicas do país.

O CASD Vestibulares, uma Organização Não-Governamental, surgiu em 1997 quando um pequeno grupo de alunos de graduação do ITA decidiu criar um curso pré-vestibular gratuito para alunos da rede pública de ensino. Nesses quase 13 anos, a Ong vem alimentando o sonho de muitos jovens, como o de Tamires Eugenia Barbosa, 19 anos. Sem condições financeiras de arcar com o alto custo dos cursinhos tradicionais, há dois anos ela tem a oportunidade de concretizar o seu grande objetivo. “Depois que terminei o ensino médio, não queria parar de estudar. No entanto, não tinha dinheiro para pagar um cursinho ou fazer um curso profissionalizante. Aqui estou tendo a chance de continuar os meus estudos. Antes nem pensava na possibilidade de ingressar em uma faculdade pública, mas agora tenho a convicção de que isso é possível”, afirma Tamires, que pretende prestar o vestibular para as carreiras de Geografia ou Psicologia.

O cursinho mantido pelos alunos do ITA, atualmente com mais de 70 membros voluntários, segue os mesmos moldes dos cursos-pré-vestibulares tradicionais. Nele, os estudantes têm aulas de segunda a sexta-feira, das 18h20 às 22h40, além de aulas de reforço e plantão de dúvidas. Segundo Thiago Freire Feijão Moreira, diretor-presidente da Ong, a seleção de alunos do CASD Vestibulares ocorre por meio de um “vestibulinho”, uma prova com conceitos básicos das matérias do Ensino Médio. “Fazemos ainda uma avaliação de renda bastante criteriosa, inclusive com visita à casa do aluno se for preciso, na qual ele deve comprovar que não possui condições econômicas de pagar um curso pré-vestibular comercial para ter direito à vaga”, explica Feijão.

A cada ano a quantidade de estudantes que procura o CASD Vestibulares se eleva. Em 2009, 2650 pessoas se inscreveram para o processo seletivo. Este ano o número subiu para 2684 candidatos. Um dado estatístico ajuda a entender melhor o porquê do aumento dessa demanda. De acordo com levantamento da Ong, 50,68% de seus estudantes possuem uma renda per capita familiar bruta entre R$ 101 e R$ 300. Apesar de gratuito, o índice de desistência é grande. “Infelizmente isso acontece por vários motivos. Muitos desistem por falta de apoio da família ou pela necessidade de ajudar no sustento da casa. Outros abandonam o cursinho por achar que não vão passar no vestibular. Para ter uma idéia, em 2009 começamos com 520 alunos e no final estávamos com 340”, analisa Feijão.

O CASD Vestibulares já atingiu as maiores taxas de aprovação dos cursos extensivos noturnos da região. Em 2007, os alunos da Ong conseguiram o primeiro lugar em Engenharia Mecânica e as segundas colocações em Engenharia Elétrica e Odontologia, todas na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Já no ano de 2008, de um total de 256 aprovações, 26 foram na Universidade de São Paulo (USP), 15 na Universidade de Campinas (UNICAMP), 22 na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 47 na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), 81 na Faculdade de Tecnologia (FATEC), 10 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), e 48 em outras instituições. “ Quando fazemos um trabalho voluntário como este, o nosso maior “salário” é o “muito obrigado” recebido dos alunos que passam nos vestibulares. A aprovação deles não tem preço”, diz Feijão.

Fonte: CECOMSAER








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented