|

Quase 30% dos voos cancelados





Procura baixa leva empresas aéreas a desistirem de muitas das viagens programadas

A segunda-feira do feriado de Carnaval nos aeroportos brasileiros foi marcada pelo elevado índice de cancelamentos de voos. A situação nos principais aeroportos do país, contudo, foi tranquila durante todo o dia, apesar do número elevado de cancelamentos.

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), foram cancelados 472 dos 1.591 voos nacionais programados para ontem até o início da noite, o que representa um percentual de 29.7% do total previsto. No Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, o percentual chegou a impressionantes 50,3%. No Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foram cancelados 54,8% dos voos.

Os índices de cancelamento também foram altos nos outros principais aeroportos do país, como em Pampulha (67,9%), em Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek (32%), em Brasília, de Goiânia (39,3%); e Salgado Filho, em Porto Alegre (33,8%).

Explicação De acordo com a Infraero, o índice de cancelamentos é explicado pelo fato de a procura por voos ter ficado abaixo da expectativa das empresas aéreas. Assim, as companhias optam por cancelar parte dos voos que partiriam vazios ou com um número de passageiros que não compensaria os custos da operação, transferindo os clientes para outros voos. Ainda assim, o movimento nos saguões foi bastante tranquilo.

Já o número de atrasos foi pequeno. Dos 1.591 voos previstos para ontem, apenas 33 decolaram mais de 30 minutos além do horário previsto, o que significa 2% do total.

Proporcionalmente, a empresa com o maior índice de cancelamentos foi a OceanAir, que cancelou 42 (67.7%) dos 62 voos que havia programado. Em seguida, vieram a Gol/Varig, que cancelou 163 (28.1%) de suas 581 partidas; a Webjet, com 23 (27.4%) dos 84 voos previstos; a Azul, com 14 (18.2%) de 77 voos e a TAM, com 93 (16%) de 582. Vinte e três voos da TAM, ou 4% do total da empresa, sofreram atrasos. A Webjet registrou quatro (4,8%) atrasos, enquanto a Gol/Varig teve seis (1%) voos partindo com mais de 30 minutos de atraso.

Azul e OceanAir não tiveram qualquer atraso até o início da noite. (Com agências)

Ocean Air liderou o ranking das empresas que mais cancelaram voos na segunda-feira

Fonte: JORNAL DO BRASIL, via NOTIMP





Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented