|

Aeroporto de Bacacheri é autorizado a implantar o Plano de Manejo de Avifauna








O Aeroporto de Bacacheri (PR) recebeu autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a implantação do Plano de Manejo de Avifauna. Com isso, o terminal passa a ser o primeiro da Rede Infraero a atender todas as exigências da Resolução 72/2005 do Ibama, que orienta a elaboração de estudos de medidas para evitar e reduzir colisões entre aeronaves e pássaros.

Inicialmente foram realizados o diagnóstico e o censo da fauna no aeroporto, num raio de 20 quilômetros a partir do centro da pista de pouso e decolagem. A partir dessas ações é que o plano de manejo, com a modificação do habitat das aves por meio de controle e monitoramento da vegetação, foi iniciado. Também foram feitos alguns experimentos, como a utilização de teias de fios de nylon, que foram colocadas próximas ao solo para afugentar as aves.

Outra inovação desenvolvida no Aeroporto de Bacacheri foi a utilização de pequenos espelhos, colocados nas áreas de maior concentração de aves. Segundo o superintendente do aeroporto, Wilson Rocha, isso faz com que os pássaros fiquem confusos as busquem outros locais longe do sítio aeroportuário, o que levou a uma redução na população de quero-queros. "Em 11 meses de diagnósticos e pequenas intervenções, a população fixa de quero-queros, que era aproximadamente de 200 aves, foi reduzida para 90. Essa redução significativa de 45% sinaliza que estamos no caminho certo", afirma o superintendente.

O Plano de Manejo de Avifauna foi apresentado recentemente em Brasília, durante curso sobre Gestão de Fauna Aeroportuária promovido pela Infraero e que contou com a participação do Ibama, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). As ações desenvolvidas serão aproveitadas pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UNB) como referência para elaboração do Plano de Manejo em outros dez aeroportos da Infraero.

Fonte: INFRAERO





Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented