|

Presidente da Infraero é recebido pelo presidente do TCU







O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, foi recebido nessa terça-feira (26/01) pelo presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Ubiratan Aguiar, em seu gabinete. Durante o encontro, que também contou com a participação do vice-presidente Benjamin Zymler, Murilo Barboza entregou ao ministro a revisão da metodologia de implantação do Sistema Nacional de Preços e Índices para Construção Civil aplicado aos aeroportos (Sinapi Aeroportuário).

O presidente do TCU parabenizou o trabalho desenvolvido pela Infraero e, logo após uma conversa com o presidente da Infraero, reuniu outros ministros para assistir à apresentação de Murilo Barboza. Da solenidade, estiveram presentes também os ministros Augusto Nardes, Aroldo Cedraz, José Múcio, Raimundo Carreiro, o ministro-auditor Weber de Oliveira e o sub-procurador Geral do Ministério Público Federal no TCU, Paulo Bugarin, que participaram com perguntas ao presidente da Infraero.

Benjamin Zymler destacou a iniciativa da Infraero e ofereceu a colaboração do Tribunal na revisão das Composições Analíticas de Preços Unitários (CAPUs), com base na experiência adquirida com a fiscalização de obras aeroportuárias. O presidente da Infraero agradeceu e aceitou a colaboração proposta pelo ministro. “A Infraero já trabalha seguindo as recomendações do TCU e encontros como esse estreitam ainda mais as relações entre as instituições”, destacou Murilo Barboza.

Sinapi Aeroportuário

O Sinapi Aeroportuário foi desenvolvido em conjunto com a Caixa Econômica Federal, com a colaboração da Casa Civil da Presidência da República e do Ministério da Defesa, para atender à complementação da metodologia solicitada pelo Tribunal. No encontro, a Caixa foi representada pela superintendente Nacional de Assistência Técnica e Desenvolvimento Sustentável, Márcia Kumer; e a Casa Civil por Eduardo Rogério e Pedro Bertone.

Na prática, esse trabalho vai revisar e complementar as CAPUs das obras e serviços realizados nos aeroportos. Esse referencial é necessário para facilitar o trabalho do TCU e demais órgãos de controle, uma vez que a Lei de Diretrizes Orçamentárias tem exigido, desde 2004, que os preços fiquem dentro dos padrões adotados pelo Sinapi aplicado às diversas obras públicas.

O Sinapi Aeroportuário possuirá mais de 800 CAPUs, que serão avaliadas uma consultoria especializada, que será contratada pela Caixa até o fim do próximo mês de junho. A partir dessa data, as CAPUs serão validadas até junho de 2011, mediante trabalho de campo nas obras aeroportuárias.

Apesar desse prazo, o presidente Murilo Marques Barboza ressaltou aos ministros que os orçamentos referenciais da Infraero continuam sendo feitos com as justificativas técnicas pertinentes e estão à disposição do TCU.

Fonte: INFRAERO





Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented