|

Automação do comércio exterior gera dúvidas e opiniões adversas



#Aviação #Carga - Automação do comércio exterior gera dúvidas e opiniões adversas ...  


São Paulo, julho de 2018 – Mudanças sistêmicas, documentais e operacionais nos processos de exportação, importação e trânsito aduaneiro têm sido realizadas com frequência. Porém, grande parte das empresas não estão aptas para atender às demandas de burocracia e controle dos processos, resultando em um alto índice de erros, multas e atrasos.

Desde 2 de julho deste ano, exportadores de todo o Brasil tiveram que migrar completamente suas operações para o Novo Processo de Exportações do Portal Único de Comércio Exterior e se atentar às datas de desligamento dos sistemas. A decisão, tomada pela Comissão Gestora do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), foi fundamentada em prol da facilitação do comércio.

"Essas mudanças de sistemas visam agilizar o processo aduaneiro com dados estatísticos e empenho do país nessa questão da burocratização. Há um esforço do Governo neste sentido, mas temos o processo de adaptação. Infelizmente, grande parte do empresariado brasileiro tem o costume de postergar ou tentar 'burlar' sistemas e regras. Com isso, a automação dos procedimentos se torna mais trabalhosa, necessitando uma ação para precaver e revisar tudo", afirma Marcia Hashimoto, diretora executiva da Infolabor - empresa especializada em consultoria empresarial, comércio exterior e SISCOSERV.

De acordo com o Ministério da Fazenda, o novo procedimento de exportação, baseado na Declaração Única de Exportação (DUE), já vem promovendo uma profunda simplificação e racionalização dos procedimentos, por meio da integração com a nota fiscal eletrônica e o paralelismo entre as atividades de licenciamento e de despacho. O novo processo, que inicialmente restringia-se a operações com atuação exclusiva da Receita Federal, tem sido gradualmente incrementado para abranger uma maior variedade de tipos de ações. As operações realizadas por DUE, até o momento, apresentaram o tempo médio de 6 dias, entre o registro da declaração e o embarque da mercadoria, ante os 13 dias do antigo processo, trazendo ganhos expressivos de tempo e de redução de custos para os exportadores brasileiros.

Recentemente, a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), realizou um seminário para abordar o tema com profissionais do segmento. Durante o evento, foi ressaltado que a utilização do Portal Único para processos de importação já aponta um aumento de 40% nas liberações de mercadoria e uma redução de aproximadamente US$ 23 milhões, o equivalente à construção de 17 portos no Brasil. O patamar idealizado para o Brasil se baseia na alfândega estadunidense, onde o contêiner atraca, é inspecionado e já direcionado à entrega no destino sem parada.

Foi levantada a discussão de tarifas sob negociação de acordos comerciais, especialmente a redução do I.I. (Imposto de Importação). A criação do Certificado de Origem Digital, documento eletrônico de rápida emissão que facilita as negociações de exportações brasileira para Argentina, Chile, Uruguai e Colômbia, também foi mencionada durante o seminário.

Próxima data para desligamento dos sistemas de exportação:

Setembro/2018: Desligamento dos sistemas "Siscomex Exportação Web" e "Siscomex Exportação grande porte" para o registro de todas as declarações de exportação, as quais deverão ser registradas exclusivamente por meio da DUE (Declaração Única de Exportação).



Sobre a Infolabor
A Infolabor, especializada em consultoria empresarial, consultoria em comércio exterior e SISCOSERV, oferece uma série de soluções orientadas e treinamentos. Contando com uma equipe atuante em todos os segmentos de exportação e importação de produtos e serviços, há mais de 20 anos, a Infolabor possui expertise no desenvolvimento de possibilidades que auxiliam as empresas a gerenciar suas intenções em comércio internacional.

A Infolabor surgiu do empreendedorismo de Marcia Hashimoto, diretora executiva e membro do Conselho Regional de Administração, com mais de 25 anos de atuação em Logística Internacional e Consultoria Aduaneira.

 

Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented