|

Programa nacional de visto eletrônico agiliza acesso ao Brasil para cidadãos de quatro países



Programa nacional de visto eletrônico agiliza acesso ao Brasil para cidadãos de quatro países ...  


Dublin & New York, Junho de 2018 - O Ministério das Relações Exteriores do Brasil finalizou, em janeiro de 2018, a implantação do Programa de Visto de Visita por Meio Eletrônico - E-Visa. A iniciativa beneficia cidadãos de Austrália, Canadá, EUA e Japão, países cujos consulados brasileiros foram responsáveis por 63,74% da demanda mundial de vistos turismo e 58,15% dos pedidos de vistos de negócios para o Brasil, segundo informações do Itamaraty.

O visto eletrônico traz velocidade e praticidade para o processo de solicitação de visto para o Brasil e aumenta a eficiência na prestação dos serviços consulares nas quatro nações beneficiadas. O solicitante deve requerer e obter o E-Visa de forma pelo website www.vfsglobal.com/brazil-evisa ou pelo aplicativo Brazil E-Visa disponível para sistemas iOS e Android.

O usuário deverá apresentar à companhia aérea, nesta primeira fase do projeto, cópia impressa ou imagem digitalizada do visto eletrônico para poder embarcar para o Brasil. A Polícia Federal do Brasil está integrada ao E-visa, com estudos para que os e-Gates, instalados no GRU Airport e nos principais aeroportos brasileiros, também possam estar habilitados para passaportes desses países.

Atualmente, apenas os documentos brasileiros são aceitos por este recurso.

O E-visa brasileiro custa USD 40 e tem validade máxima de dois anos. A versão eletrônica não exclui a possibilidade de o interessado solicitar visto na forma tradicional, por meio da rede consular brasileira, de acordo com o Ministério.

Adesão
Até o final de março, quase 40 mil e-visas foram processados em todo o País, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores. Os Estados Unidos somam mais da metade desse total, com mais de 24 mil solicitações.

Proporcionalmente, a Austrália é o país com maior proporção de vistos de visita emitidos eletronicamente. Em março, cerca de 98% de todos os pedidos do país foram processados pela nova modalidade. Na sequência, Canadá registrou 83% de aderência, Estados Unidos, 76% e Japão 35%.

Em um ano, o número de vistos de visita, tradicionais e eletrônicos, concedidos para cidadãos dos quatro países beneficiados cresceu expressivamente. Entre fevereiro de 2017 e o mesmo período de 2018, houve aumento de 87% na concessão deste tipo de permissão de entrada no Brasil para cidadãos norte-americanos. Para os australianos, o crescimento foi de 80% e para os canadenses, 47%. Vistos autorizados para visitantes do Japão aumentaram 38% ao longo de 12 meses.   



​Links de interesse: 

Ministério das Relações Exteriores do Brasil: http://www.itamaraty.gov.br/en/press-releases/17910-inauguration-of-the-electronic-visitor-visa-program-e-visa

Brazil visa information: http://www.vfsglobal.com/ 


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented