|

Aeroporto de Aracaju recebe certificação operacional da Anac

Foto de avião pousando no fim da tarde na pista do Aeroporto de Aracaju.

Aeroporto de Aracaju recebe certificação operacional da Anac ...  


O Aeroporto de Aracaju/Santa Maria (SE) recebeu em 9/1 o Certificado Operacional de Aeroporto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Trata-se de portaria, publicada no Diário Oficial da União, que atesta o atendimento aos requisitos de infraestrutura e de segurança operacional para os aeródromos que movimentam mais de um milhão de passageiros por ano.

      Com o certificado, a Anac comprovou e oficializou que as atividades aeroportuárias na capital sergipana ocorrem dentro dos requisitos internacionais de segurança, autorizando o Aeroporto Santa Maria a operar conforme o Manual de Operações do Aeródromo (MOPS) aprovado pela agência, além de identificar os serviços aéreos públicos autorizados por meio das especificações operativas, constantes no Certificado.

      Na prática, o terminal pode receber operações mais exigentes, ou ainda, aumentar o número de operações com aeronaves de maior porte na localidade. Um dos ajustes que foram feitos foi na faixa preparada, um trecho gramado ao lado da pista de pouso e decolagem que registrava acúmulo de água. Ele recebeu melhoria para evitar as poças e minimizar o risco de atolamento caso uma aeronave saia da pista.

      “Dessa forma, o Aeroporto de Aracaju reforça seu compromisso com a segurança e a qualidade das operações aeroportuárias, além de destacar a integração entre a administração do aeroporto e o órgão regulador”, afirma o superintendente do terminal, Rodrigo Siebra.

      Os procedimentos para concessão do certificado seguem as determinações do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil 139 (RBAC), que por sua vez seguem a orientação da Organização Internacional de Aviação Civil (Oaci), agência das Nações Unidas responsável pela promoção do desenvolvimento da aviação civil mundial. “Essa é uma conquista importante para todo o sistema aéreo, uma vez que toda a cadeia da indústria do transporte aéreo se beneficia de um aeroporto com segurança e práticas operacionais de excelência”, avalia o superintendente de Aeroportos Antônio Erivaldo Sales.

      Atualmente, 12 aeroportos da Infraero estão certificados operacionalmente pela Anac. Além de Aracaju (SE), a empresa conta ainda com Vitória (ES), Goiânia (GO), Curitiba (PR), Recife (PE), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Maceió (AL), Campo Grande (MS) e Florianópolis (SC).


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented