|

Simpósio de Medicina Aeroespacial discute a estrutura para atividades de transporte aeromédico


Simpósio de Medicina Aeroespacial discute a estrutura para atividades de transporte aeromédico ...


A Helibras patrocinou o 1º Simpósio de Medicina Aeroespacial, Transporte e Resgate Aeromédico, que aconteceu no Aeroclube de São Paulo, em outubro. O evento foi promovido pelo Núcleo Técnico Científico de Anestesiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) com a participação de operadores nacionais e companhias de taxi aéreo.

Em sua apresentação, o Coronel Ricardo Gambaroni, comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, uma das maiores operadoras nas atividades de resgate e transporte aeromédico no país, ressaltou a necessidade de estrutura e expansão do trabalho para atender uma demanda que só cresce. “O que se vê hoje é uma demanda muito grande e por trás de nossa frota há uma estrutura imensa com médico, enfermeiro, apoio hospitalar, treinamento, segurança de voo. É uma cadeia que precisa de sustentabilidade e pode trabalhar com maior integração, como estamos fazendo em um estudo para integração de nossos atendimentos com o SAMU Federal”, explicou.

Os convidados também conheceram a atuação da Helisul, empresa de taxi aéreo que atua no Paraná atendendo a Secretaria de Saúde do Estado, além de outros estados da União, regulamentada por licitação. “Prestamos esse serviço para a secretaria especialmente por que as aeronaves oferecem a intermunicipalização do atendimento. Uma ambulância não consegue se deslocar de uma cidade para outra, além do tempo de chegada muito menor com o transporte e resgate aéreo”, ressaltou a enfermeira de voo da empresa Michelle Taverna.

Para fazer um panorama mundial em comparação com a realidade do Brasil no resgate aeromédico, o Comandante Mauro Ayres, gerente de vendas governamentais da Helibras mostrou os dados do país e as novas possibilidades, tendo como exemplo países referência nessa atividade, como a Alemanha, precursora do serviço de transporte aeromédico. 

Os debates ainda trataram de fatores fisiológicos relacionados ao voo, o transporte aeromédico de gestantes e neonatal, transporte aeromédico offshore, limpeza e desinfecção de aeronaves, situações de catástrofes e de conflito, resgate sob fogo em favelas e no cenário militar, ações de defesa civil, a importância da Aviação de Segurança Pública, formação dos médicos e enfermeiros de voo, dentre outras.

“Esse seminário se fazia necessário, pois a caminhada tem sido lenta e, no meu entender, se conseguirmos canalizar essas energias e esforços, o resgate e o transporte aeromédico terão muito a ganhar”, comentou Dr. Flávio Lopes, da Unimed Aeromédica de Belo Horizonte. 

Empresas atuantes no setor expuseram aeronaves, materiais de apoio e equipamentos para missões de resgate e transporte aeromédico e operadores puderam apresentar suas aeronaves. A Polícia Militar de SP, com o hangar situado no Campo de Marte, mostrou seus Esquilos e um EC135. Também estiveram em exposição um AS350 da UNIAIR e um AS365 Dauphin da Airjet.

O evento ainda foi palco da exposição das fotografias premiadas do II Concurso de Fotografias, promovido pelo site Piloto Policial, bem como a premiação de três melhores fotos escolhidas pelo júri do concurso. 

Foi consenso de todos os participantes que o Simpósio superou as expectativas e que isto é só o começo de uma longa jornada para aprimoramento do “voo pela vida”.  


Sobre a Helibras

A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros e completou, em 2016, 38 anos de atividades. Desde a sua fundação, em 1978, a empresa já entregou mais de 750 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo, fabricado em Itajubá (MG). Em 2012, começou a produzir o modelo H225M (militar), tendo construído uma nova linha de montagem e ampliado todas as suas instalações para esse novo programa. A Helibras é subsidiária da Airbus Helicopters, que pertence ao Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Com participação de 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras é líder de mercado e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega cerca de 600 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, produz e customiza diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Em 2015, a empresa registrou faturamento total de R$ 521 milhões. Mais informações: www.helibras.com.br.

Sobre a Airbus Helicopters

Airbus Helicopters é uma divisão do Airbus Group. A empresa fornece as mais eficientes soluções em helicópteros civis e militares aos seus clientes para servir, proteger, salvar vidas e realizar o transporte seguro de passageiros em ambientes altamente exigentes. Voando mais de 3 milhões de horas por ano, a frota da empresa em serviço inclui cerca de 12.000 helicópteros operados por mais de 3.000 clientes em 154 países. A Airbus Helicopters emprega mais de 22.000 pessoas no mundo e, em 2015, gerou uma receita de 6,8 bilhões de euros. A empresa tem como aspiração passar da maior para a melhor fabricante de helicópteros, tornando-se referência nesse segmento da indústria.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented