|

SAVIS-BRADAR apresentou linha de radares na 4ª Mostra BID Brasil


SAVIS-BRADAR apresentou linha de radares na 4ª Mostra BID Brasil ...


De base tecnológica genuinamente brasileira, as empresas Savis e Bradar, do Grupo Embraer, foram um dos destaques da 4ª Mostra BID Brasil, que aconteceu entre os dias 27 e 29 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF) ...
A Savis Tecnologias e Sistemas é dedicada a desenvolver, projetar, integrar sistemas e serviços na área de monitoramento de fronteiras e de proteção de estruturas estratégicas. A Bradar Indústria é especializada no desenvolvimento e na produção de radares para aplicações nas áreas de defesa, segurança e sensoriamento remoto. Em março deste ano, a Embraer Defesa & Segurança iniciou o processo de consolidação das empresas com o objetivo de aumentar a geração de valor para os funcionários, clientes e acionistas, visando oferecer soluções integradas em projetos complexos e contribuindo para o processo de diversificação da base de clientes e ampliação do portfólio de produtos e serviços.

Na 4ª Mostra BID Brasil, as empresas apresentaram várias das capacidades já operacionais do SISFRON através de soluções estratégicas desenvolvidas para vigilância e monitoramento, atualmente empregadas numa extensão de 650km da fronteira oeste brasileira. Também foram apresentadas as linhas de radares voltadas para vigilância terrestre e defesa aérea, dentre os quais o SENTIR-M20, que faz parte da camada de sensoriamento do projeto SISFRON, e o SABER-M60, empregado pelas Forças Armadas Brasileiras durante os grandes eventos da Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016.

O SISFRON
O Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) foi concebido com propósito de fortalecer a presença do Estado na faixa de fronteira terrestre, incrementando a capacidade do Exército Brasileiro de monitorar as áreas de interesse, garantindo o fluxo de dados, produzir informações confiáveis e oportunas para a tomada de decisões, bem como responder prontamente a ameaças externas ou delitos transfronteiriços, em operações isoladas, conjuntas ou interagências.

Os meios do SISFRON serão desdobrados ao longo dos 16.886 km de extensão da faixa de fronteira terrestre brasileira, cobrindo áreas geográficas dos Comandos Militares da Amazônia (CMA), do Oeste (CMO) e do Sul (CMS). Atualmente, o Projeto Piloto está sendo implantado na região da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, sediada em Dourados, MS. Os dados coletados por meio dos recursos de sensoriamento do Sistema são armazenados, organizados e processados pelo Subsistema de Apoio a Decisão e transmitidos e disseminados ao longo da cadeia de comando e controle.

RADARES
Conheça os principais radares apresentados durante a 4ª Mostra BID Brasil.

> SENTIR-M20 - Radar portátil de longo alcance capaz de executar operações de vigilância, aquisição, classificação, localização, rastreamento e exibição gráfica automática de alvos em terra, tais como: indivíduos em solo, tropas, blindados, caminhões, trens e helicópteros. O SENTIR-M20 permite integração com câmeras de longo alcance para inclusão da função de reconhecimento, pode ser remotamente controlado e possui interface para integração com softwares de Comando e Controle e Apoio a Decisão. Os radares SENTIR-M20 fazem parte da camada de sensoriamento do projeto SISFRON em versões fixas, móveis e transportáveis. 

> SABER-M60 - Radar de defesa antiaérea aérea de baixa altura que auxilia de forma eficaz na proteção de pontos e áreas sensíveis como indústrias, usinas, instalações governamentais e locais de eventos importantes. Já foi empregado com sucesso na segurança dos Jogos Panamericanos 2007, Copa das Confederações 2013, na Rio + 20, na visita do Papa Francisco ao Brasil, na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

> SABER-M200 – Radar de defesa área de média altura desenvolvido integralmente com tecnologia de estado sólido, capaz de operar nos modos de busca, vigilância e sistema de orientação de tiro. O sistema desempenha simultaneamente as funções de radar primário e radar secundário. É capaz de ser transportável em caminhão porta container e em aviões cargueiros tais como Embraer KC-390 e C-130.

> SABER-S200 – O Radar Secundário de Vigilância SABER S200R fornece, informações de identificação das aeronaves (Modo A) e altitude (Modo C) para os órgãos de controle de tráfego aéreo. Com transmissor e receptor em estado sólido, receptor digital, cadeia de redundância dupla em hot standby, capacidade de processamento de 600 pistas, varredura completa de 360° e setorização da transmissão em azimute. Além dos modos de operação utilizados no controle de tráfego aéreo, o radar SABER-S200R é capaz de operar  em  quatro modos de operação (modos 1, 2, 3/A e C), sendo os dois últimos para uso civil e os dois primeiros estritamente para o uso das forças armadas (o modo 3/A atende ambas operações, militar e civil) e, tem capacidade em operar no  modo S e nos modos seguros criptografados 4 e 5 especificados pela STANAG 4593.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented