|

Conheça um pouco sobre a Aviação Agrícola



Conheça um pouco sobre a Aviação Agrícola ...

A Aviação Agrícola é parte fundamental da aviação civil no Brasil. Sua frota, atualmente, tem crescimento médio de 5% ao ano e soma cerca de 2035 aeronaves, em 2016.  As operações requerem habilidade do piloto e manutenção constante das aeronaves, esses motivos têm feito a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) promover ações periódicas com vistas a desenvolver as melhores práticas para o setor.

As operações agrícolas são usadas para aplicações de fertilizantes e pesticidas em lavouras e requerem voos em baixa altitude, manobras em curto espaço e muita precisão. As operações aéreas agrícolas, geralmente, acontecem entre três a quatro metros do solo, além disso, os pilotos têm que evitar matas próximas as plantações, fios e o próprio relevo do local.  Estima-se que cerca de 72 milhões de hectares são pulverizados pela aviação agrícola todos os anos no país.

Pensando nessa capilaridade, a ANAC mantém atualizadas suas publicações voltadas para o segmento, como o Manual do Operador Aeroagrícola, que já está em sua segunda edição. Consulte Aqui. No site da Agência também está disponível uma lista com todas as empresas aeroagrícolas devidamente homologadas. É imprescindível consultar a tabela antes de contratar o serviço para garantir que o prestador está cumprindo com todos os requisitos de segurança. Veja as empresas homologadas aqui.

Em fevereiro, deste ano, a ANAC voltou a certificar uma empresa para utilizar helicópteros na pulverização das lavouras brasileiras. A modalidade estava desativada há mais de 30 anos. Também já está em tramite na Agência a homologação da primeira escola que ofertará cursos práticos e teóricos para a formação de Pilotos de Helicópteros Agrícolas (PAGH).


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented