|

Aeroporto de Ilhéus completa 78 anos de operações

Ilheus-Panorama


Aeroporto de Ilhéus completa 78 anos de operações ...

O Aeroporto de Ilhéus/Jorge Amado (BA) completaou, em 19/5, 78 anos de operações. A história do transporte aéreo na cidade é tão antiga quanto à própria aviação comercial brasileira. Fundado em 1938, terminal é uma das principais entradas para destinos turísticos litorâneos do estado, como Itacaré, Barra Grande, Canavieiras, Ilha de Comandatuba e Itabuna.

      Com capacidade para atender a 900 mil passageiros por ano, o terminal é o segundo maior aeroporto em movimentação de viajantes do interior do Nordeste. O nome é uma homenagem ao escritor baiano Jorge Amado, falecido em agosto de 2001, que ambientou na cidade romances consagrados como “Gabriela, Cravo e Canela”, “Terras do Sem Fim” e “Cacau”, em alusão ao fruto típico da região.

      Atualmente, o aeroporto conta com voos para Salvador (BA); Brasília (DF); Confins (MG), Recife (PE); Belo Horizonte (BH), Campinas, Congonhas e Guarulhos (SP).  As companhias que operam no terminal são: Azul, Gol, Latam e Avianca. No total, são 18 operações diárias entre pousos e decolagens.

      Quem passa pelo terminal de Ilhéus, localizado a três quilômetros do centro da cidade, encontra no espaço serviços bancários, estabelecimentos de alimentação, lojas de artigos de artesanato e livrarias. O saguão de embarque e desembarque conta com 23 lojas comerciais para o passageiro, além de cinco caixas eletrônicos e estacionamento 24 horas.

      O superintendente Itaibes Araújo de Paiva afirma que o terminal é de extrema importância para o turismo na região. “Recebemos durante todo o ano turistas brasileiros e estrangeiros que procuram o sossego nas praias da Bahia”, diz.

      Ele destaca que idosos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e passageiros com crianças de colo, que precisam de atendimento especial, também contam com elevadores, banheiros adaptados, rampas de acesso e cadeira de rodas para locomoção. “Nosso objetivo é garantir o melhor atendimento ao passageiro. E posso afirmar que aqui, em Ilhéus, temos esse diferencial. O baiano é receptivo e nós do aeroporto também”.

   Ouro Negro
      Ilhéus, apelidada por seus habitantes como “Princesinha do Sul”, foi a primeira cidade focada na produção de cacau no mundo. Com a maior extensão de litoral entre os municípios do estado da Bahia, conta com 100 quilômetros de praias com areias brancas, ornamentadas com coqueiros. É um dos locais de encontro de surfistas no Nordeste brasileiro.

      As riquezas históricas e culturais da região continuam presentes no centro histórico, repleto de casarões e palacetes em estilo neoclássico erguidos pelos barões do cacau na época do Brasil Colônia. É em Ilhéus que está situada a primeira rodovia ecológica do país, a Estrada Parque, com praias selvagens, manguezais e cachoeiras. Outro atrativo para os turistas é conhecer, em algumas fazendas da região, o processo de produção do cultivo do cacau, desde a plantação até a fase pós-colheita.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented