NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 27/05/2016 / Avião da EgyptAir: buscas submarinas começam nos próximos dias

Avião da EgyptAir: buscas submarinas começam nos próximos dias ...
Maria Claudia ...
As buscas  submarinas para localizar as caixas-pretas do avião da EgyptAir, que  caiu no Mediterrâneo na quinta-feira (19), com 66 pessoas a bordo, "vão  começar nos próximos dias", anunciaram dia 26 as autoridades  francesas.
De acordo com o Gabinete de Investigações  e Análises (BEA na sigla em francês), nos próximos dias, uma equipe de  pesquisa submarina vai chegar à região do acidente num navio  hidrográfico da marinha francesa, o Laplace.
Ainda segundo o Gabinete – que participa  no inquérito relacionado ao acidente aéreo com as autoridades egípcias –  o navio da marinha encontra-se hoje na ilha da Córsega.
O navio está equipado com um sistema  especializado para localizar as caixas-pretas, que emitem um sinal  específico, e que se estima estarem a até 3 mil metros de profundidade.
De acordo com o BEA, serão as autoridades  egípcias, responsáveis pela investigação de segurança, que irão  comandar as operações de buscas submarinas com a assistência técnica  francesa.
O voo que ligava Paris ao Cairo foi  interrompido por razões ainda indeterminadas, entre Creta e a costa  norte do Egito. Entre os 66 passageiros estavam um cidadão português, 30  egípcios e 15 franceses.
 Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
Proven reliability
CANSEC 2016
David Donald
Airbus  Defence and Space (Booth 401) is one of three bidders awaiting the  outcome of Canada’s Fixed-Wing Search And Rescue (FWSAR) requirements.  Proposals are in and a thorough evaluation is currently under way.
Airbus believes that its offering, based  on the C295W medium tactical transport airframe, represents a highly  reliable and proven solution. The company is the market leader in the  light/ medium transport segment, having sold 165 aircraft to 23  operators.
Furthermore, it has produced five  different missionised versions for various maritime and patrol duties,  having sold such aircraft to Brazil, Chile, Oman, Portugal, and the  Saudi interior ministry.
The smaller yet similar CN235 is also in  service with the US Coast Guard as the HC-144 Ocean Sentry. Search and  rescue is one of the tasks already undertaken by many of these aircraft.
These aircraft all use the FITS mission  system developed by Airbus DS, which is also integrated by the airframe  OEM. The proposal for the FWSAR contract is based on that same mission  system, which has been integrated with a variety of sensors on other  C295 special-mission platforms.
For the FWSAR proposal, Airbus is using the L-3 Wescam MX-15 electro-optic/infrared sensor turret, and an Elta radar.
Other equipment includes satellite  communications and an automatic identification system (AIS), the latter  being a maritime equivalent of identification friend or foe.
With virtually every programme there is a  measure of customisation to meet specific customer requirements, but  the main elements of the FWSAR proposal have already been integrated in  other versions, and have seen extensive operational use.
Airbus is also highlighting the local content in its bid, claiming to be the “most Canadian” proposal.
The company has teamed with Provincial  Aerospace as the lead support provider, and the two companies have  formed a joint venture, AirPro, to conduct full set-up, transition and  steady-state support for the FWSAR aircraft for the life of the fleet if  the C295W is selected.
CAE has been selected as the training  partner for the bid, subcontracted to Airbus DS and managed by AirPro.  CAE would establish and provide a training centre, drawing on both its  partnership with Airbus DS and the Royal Canadian Air Force.
There are already four C295  simulators in operation: one at the Airbus DS training centre at the  Seville, Spain, factory, and others with air force customers in Brazil,  Oman and Poland.
Other major Canadian companies involved  in the programme are L-3 Wescam, which has provided EO/IR sensor turrets  for a number of Airbus DS programmes, and Pratt & Whitney Canada,  which is the OEM for the PW127G turboprops that power the C295W and  would provide MRO support to the fleet.
Avião furtado de aeroporto em MT é encontrado na Bolívia e 3 são presos
Dois brasileiros e um chileno estavam a bordo da aeronave e foram detidos. Aeronave da TV Centro América foi furtada de hangar em aeroporto.
Pollyana Araújo Do G1 Mt
O  avião monomotor, de propriedade da TV Centro América, que foi furtado  de um hangar do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região  metropolitana de Cuiabá, foi encontrado na manhã desta quinta-feira  (26), na Bolívia. Segundo a Polícia Federal, a aeronave, prefixo PT-JKX e  modelo Cessna C210, caiu em uma fazenda, localizada a 30 km de San  Javier, e três pessoas ficaram feridas.
A polícia da Bolívia informou que três  pessoas, sendo dois brasileiros e um chileno, estavam a bordo da  aeronave e ficaram feridos. Eles foram levados para um hospital daquela  região e, segundo a PF, um deles teve a mandíbula quebrada.
 "O avião caiu e as pessoas que estavam  nele foram levadas para um centro médico. Precisamos averiguar a  situação para iniciar as investigações", disse ao G1 o coronel Marco  Alvares, subdiretor da Força Especial de Luta contra o Narcotráfico da  Bolívia.
Segundo ele, não foi encontrada nenhuma droga no avião.  O chileno David Alejandro Ramirez Oyarde e os brasileiros Bruno Alence  Wachecosqui e Tiago Rodriguez de Sousa, foram encaminhados ao  Departamento de Prevenção contra Roubo de Veículos (Diprove), da  Bolívia, que deverá ficar responsável pelas investigações sobre o caso.
O Grupo de Especial de Segurança na  Fronteira (Gefron) informou ter sido procurado por um promotor de  Justiça da Bolívia em busca de intermediar a questão junto à empresa  proprietária do avião.
Uso para o tráfico
Segundo a Polícia Federal, durante o interrogatório, os três suspeitos apresentaram versões contraditórias. A PF trabalha com a hipótese de que os suspeitos furtaram a aeronave com a finalidade de entregá-la em território estrangeiro, para ser utilizada no tráfico internacional de drogas.
Segundo a Polícia Federal, durante o interrogatório, os três suspeitos apresentaram versões contraditórias. A PF trabalha com a hipótese de que os suspeitos furtaram a aeronave com a finalidade de entregá-la em território estrangeiro, para ser utilizada no tráfico internacional de drogas.
De acordo com a PF, são fortes os  indícios de que os três suspeitos que estavam na aeronave foram os  responsáveis pela invasão do hangar onde se encontrava o avião e apenas  não chegaram ao seu destino em virtude do acidente aéreo.
Deportação
A Polícia Federal informou que irá encaminhar pedido de prisão preventiva dos três suspeitos ao juiz criminal da Comarca de Várzea Grande (MT), bem como pedido de deportação às autoridades da Bolívia. Enquanto isso, os três permanecem sob a custódia da polícia boliviana.
A Polícia Federal informou que irá encaminhar pedido de prisão preventiva dos três suspeitos ao juiz criminal da Comarca de Várzea Grande (MT), bem como pedido de deportação às autoridades da Bolívia. Enquanto isso, os três permanecem sob a custódia da polícia boliviana.
 Furto em hangar
O furto do avião do hangar do aeroporto foi notado pelo próprio piloto da empresa, Luiz Roberto Aldigueri Filho, ao chegar no local para dar aula de aviação no aeroporto e denunciado à Polícia Federal, que irá investigar o crime.
O furto do avião do hangar do aeroporto foi notado pelo próprio piloto da empresa, Luiz Roberto Aldigueri Filho, ao chegar no local para dar aula de aviação no aeroporto e denunciado à Polícia Federal, que irá investigar o crime.
A aeronave saiu do aeroporto com um  plano de voo usando o código do piloto da empresa. O autor do crime  sabia o registro dele e tinha conhecimento sobre o avião que ele  pilotava.
Pelo plano de voo, os criminosos  seguiriam com a aeronave para Cáceres, a 220 km de Cuiabá, na região de  fronteira com a Bolívia. Os criminosos ainda levaram as câmeras de  segurança do hangar. O avião tinha capacidade para acomodar seis pessoas, incluindo o piloto.
Aeronave faz pouso forçado em pasto de MG após pane mecânica
O pouso ocorreu em uma área na zona rural de Goianá. Piloto, de 35 anos, estava sozinho, segundo bombeiros.
Do G1 Zona Da Mata
Uma  aeronave que vinha de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, para o  Aeroporto Regional da Zona da Mata, entre Goianá e Rio Novo, sofreu uma  pane mecânica e precisou fazer um pouso forçado, na tarde desta quinta-feira (26), de acordo com o Corpo de Bombeiros e com a Polícia Militar (PM) de Juiz de Fora.
O piloto de 35 anos, que não teve o nome  divulgado, estava sozinho. O avião pousou em uma área dentro de uma  fazenda na zona rural de Goianá, segundo a PM.
De acordo com os Bombeiros, ele se  queixou de dor no braço esquerdo, foi medicado pelo Serviço de  Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado a um hospital de Juiz  de Fora.
O G1 entrou em contato com o Samu para  saber sobre o atendimento ao piloto, mas a equipe de plantão não tinha  informações sobre a ocorrência registrada no turno anterior.
Resgate
De acordo com o capitão Henrique Nunes, a equipe que estava de plantão na 4ª Companhia de Radiopatrulhamento Aéreo (Corpaer) da PM foi acionada às 14h30 tanto pela rádio de controle do Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora, quanto pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), a partir de uma solicitação do setor de controle de voo do Aeroporto Regional da Zona da Mata.
De acordo com o capitão Henrique Nunes, a equipe que estava de plantão na 4ª Companhia de Radiopatrulhamento Aéreo (Corpaer) da PM foi acionada às 14h30 tanto pela rádio de controle do Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora, quanto pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), a partir de uma solicitação do setor de controle de voo do Aeroporto Regional da Zona da Mata.
O objetivo era ajudar a localizar uma  aeronave que passou por Juiz de Fora, mas desapareceu dos radares antes  de chegar ao Aeroporto Regional.
“O controlador nos informou que  perdeu o contato com a aeronave a cerca de oito quilômetros ao sul do  Aeroporto Regional. Nós decolamos com o Pegasus e seguimos o mesmo  caminho. No trajeto, ouvimos um chamado no rádio. Era o piloto da  aeronave, que passou as coordenadas de onde estava. Como o pouso forçado  foi em um lugar muito baixo ele não conseguia se comunicar com as  torres em Juiz de Fora e no Regional”, explicou o capitão.
O helicóptero Pegasus com os cinco  policiais habilitados para missões de resgate pousou em uma área plana,  perto de onde estava o avião para buscar o piloto, como explicou o  capitão Henrique Nunes.
“Ele [piloto] fez um pouso em um local  bem restrito, achou que seria uma grama, mas era um brejo. O piloto  estava consciente, do lado de fora da aeronave. Nós o ajudamos a sair e  deslocamos com ele até o aeroporto da Zona da Mata, onde já havia uma  ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) a a  esposa dele estava esperando. Ele teve algumas escoriações leves e nós o  deixamos lá para ser atendido”, disse.
O homem de 35 anos relatou aos militares  do Corpaer que saiu de Divinópolis, faria uma escala no Aeroporto  Regional Zona da Mata, onde a esposa embarcaria, e depois seguiriam para  São Paulo. Ele também explicou como fez o pouso forçado.
“Ele relatou que, durante o voo, ouviu um  barulho metálico, provavelmente no motor. A pressão da luz de óleo  acendeu alertando que havia algum problema e, em seguida, o motor  travou, parou de funcionar. Ele procurou uma área adequada e fez o pouso  praticamente com planeio da aeronave, sem motor. Estes são os dados  preliminares, geralmente após as ocorrências é feita uma apuração mais  detalhada do que houve”, explicou o capitão.
Aeroporto do DF espera receber 280 mil durante feriado de Corpus Christi
Inframerica estima 2,5 mil pousos e decolagens e 11 voos extras. Regiões mais procuradas são Nordeste e Sudoeste, diz consórcio.
Do G1 Df
A Inframerica –  consórcio que administra o Aeroporto de Brasília – aguarda movimentação  de 280 mil passageiros durante o feriado de Corpus Christi deste ano. A  previsão é de que haja mais circulação entre as 18h de quarta-feira (25)  e o fim da manhã desta quinta (26).
De acordo com o grupo, são esperados 2,5  mil pousos e decolagens e 11 voos extras. As regiões mais procuradas  pelos passageiros de folga são Nordeste e Sudeste. No domingo, a  expectativa é de que 58 mil pessoas voltem para casa.
O Aeroporto JK teve o segundo maior  movimento do Brasil em 2015, ficando atrás apenas de Guarulhos. O  terminal recebeu 19,8 milhões de passageiros no ano passado, número 9%  maior do que os 18,14 milhões de usuários do ano anterior, informou a  Inframerica. Foram 186.377 pousos e decolagem durante o período.
Brasília tem acesso a 50 cidades  brasilieiras e seis destinos no exterior. A média é de 509 voos por dia.  A média de fluxo diário é de 54 mil pessoas.
O aeroporto é o único a ter duas  pistas para decolagens simultâneas. O serviço, porém, foi suspenso pela  Força Aérea Brasília na última semana, depois de duas quase batidas  durante partida no intervalo de nove dias.
Temer cria comitê de controle de fronteiras com ministérios, PF, Receita e Abin
Ivan Richard Repórter Da Agência Brasil
O governo  decidiu hoje (25) criar o Comitê Executivo de Coordenação de Controle de  Fronteiras para unificar as ações de combate aos crimes na fronteira do  país, especialmente o tráfico de drogas e contrabando. O grupo será  composto por representantes dos ministérios da Defesa, Fazenda, Casa  Civil, Justiça e das Relações Exteriores, além da Polícia Federal,  Receita Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e do Gabinete  de Segurança Institucional.
“É uma ideia antiga e, por  solicitação dos ministros [José] Serra e [Raul] Jungmann, o presidente  Michel [Temer] resolveu dar foco, luminosidade na ação do Brasil em  várias áreas de fronteiras”, disse o ministro da Casa Civil, Eliseu  Padilha.
De acordo com o ministro das Relações  Exteriores, José Serra, a ideia é promover ações integradas e  permanentes nas regiões de fronteira. “A ideia é ter uma visão comum,  aprofundar o diagnóstico, fazer com que ações tenham caráter permanente e  não episódicos, como outras ações que foram bem-sucedidas mas careceram  de continuidade nessa matéria”, disse.
O comitê, segundo o ministro, também terá  como objetivo ampliar a cooperação bilateral entre os países da região.  “O crime não se dá na linha da fronteira, mas no interior dos  territórios, seja na origem, seja no deslocamento. A ideia é ter um  mecanismo permanente. Uma ação coordenada que vai envolver, no futuro,  uma ação diplomática, que tem existido, mas muito mais intensa”,  explicou.
Segundo Serra, anualmente, o Brasil registra mais de R$ 20 bilhões em perda de arrecadação devido ao contrabando.
Operação Ágata
O ministro da Defesa, Raul  Jungmann, anunciou que as Forças Armadas farão uma nova etapa da  Operação Ágata, de combate a crimes na fronteira, para garantir a  segurança da Rio 2016.
“Vamos iniciar, nos próximos, dias  uma operação que irá envolver 15 mil homens na fronteira, 27 aeronaves,  oito navios e 80 lanchas, ao custo de R$ 9 milhões. Ela vai envolver  todas as nossas fronteiras e visa assegurar a realização tranquila para  os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.”
A ação, segundo o ministro, será baseada na inteligência e ocorrerá de forma “não previsível” e em vários momentos.
Avião da EgyptAir: buscas submarinas começam nos próximos dias
Da Agência Lusa Edição: Maria Claudia
As buscas  submarinas para localizar as caixas-pretas do avião da EgyptAir, que  caiu no Mediterrâneo na quinta-feira (19), com 66 pessoas a bordo, "vão  começar nos próximos dias", anunciaram hoje (26) as autoridades  francesas.
De acordo com o Gabinete de Investigações  e Análises (BEA na sigla em francês), nos próximos dias, uma equipe de  pesquisa submarina vai chegar à região do acidente num navio  hidrográfico da marinha francesa, o Laplace.
Ainda segundo o Gabinete – que participa  no inquérito relacionado ao acidente aéreo com as autoridades egípcias –  o navio da marinha encontra-se hoje na ilha da Córsega.
O navio está equipado com um sistema  especializado para localizar as caixas-pretas, que emitem um sinal  específico, e que se estima estarem até 3 mil metros de profundidade.
De acordo com o BEA, serão as autoridades  egípcias, responsáveis pela investigação de segurança, que irão  comandar as operações de buscas submarinas com a assistência técnica  francesa.
O voo que ligava Paris ao Cairo foi  interrompido por razões ainda indeterminadas, entre Creta e a costa  norte do Egito. Entre os 66 passageiros estavam um cidadão português, 30  egípcios e 15 franceses.
Fuzis roubados da Base Aérea são recuperados no Grande Bom Jardim
Os três fuzis  roubados da Base Aérea de Fortaleza na última sexta-feira, 20, foram  recuperados. As armas estavam embaixo de uma árvore, em um saco cheio de  cal, localizado na comunidade 7 de Setembro, no Grande Bom Jardim. A ação foi realizada pelo reservado da Aeronáutica com a Força Tática de Apoio (FTA) 8, do 17° Batalhão da Polícia Militar.
No dia do crime, dois militares da Aeronáutica foram presos por envolvimento no caso.
O comandante da Base Aérea de  Fortaleza, tenente-coronel aviador Frederico Casarino, concedeu  entrevista coletiva ontem. “Esse tipo de armamento é utilizado para  assaltar banco, carro-forte, fuga de presídio e é esse tipo de armamento  que mata o nosso policial”, comentou.
Conforme o tenente-coronel Casarino,  foram roubados três fuzis HK33M calibre 556, agora recuperados, com um  carregador e uma pistola 9 milímetros. “Nós montamos na Base Aérea  um disque-denúncia e ontem (quarta-feira, 25), através desse  disque-denúncia, recebemos uma informação, montamos operação e, com o  auxílio da PM, fomos até o local onde o armamento se encontrava”, disse.  A investigação continua para que os demais itens roubados sejam  localizados.
Corrida de drones é destaque da programação do 9º Aerofortal
Aeromodelos e drones de corrida atraem amantes da aviação na 9ª edição do Aerofortal
Em um pequeno  hangar com aviões multicoloridos com cerca de dois metros de  comprimentos, aeromodelistas e amantes da aviação se reuniram na tarde  de ontem para o primeiro dos três dias da 9ª edição do Aerofortal –  Festival de Aeromodelismo de Fortaleza. O evento acontece anualmente no  Centro Integrado de Modelismo (CIM), no Eusébio.
Aeromodelos P51, Decathlon, Super Tucano,  Shock Flyer, Cessna e Jatos enfileirados que ganharam os céus em voos  que podiam chegar a 540km/hora eram gravados e acompanhados por olhares  exclamativos. Como os do pequeno Gabriel, 6. “Ele é completamente  alucinado por aviões e quer pilotar, eu incentivo”, diz o pai Guilherme  Morais, 39, administrador.
César Campos, presidente do CIM, conta  que o aeromodelismo tem se difundido no Ceará. “O primeiro passo para  ser aeromodelista é gostar de aviação. O aeromodelo é uma maneira de  voar e isso traz uma sensação de liberdade”, convida César, que pilota  aeromodelos há 64 anos, desde os 10 anos.
DRONES
O presidente destaca que nesta edição do evento, que é um encontro não competitivo, a novidade é a Corrida de Drones. que acontecerá amanhã, às 10 horas. Na prova, quatro drones por vez completam o circuito de seis voltas e ganha quem chegar primeiro. A corrida, conforme Marcio Mesquita, 37, procurador federal e aeromodelista, é uma preparação para o 2º Campeonato Cearense de Drone Racing, que está previsto para acontecer ainda este ano. O primeiro, em 2015, foi realizado de forma inédita no Brasil.
O presidente destaca que nesta edição do evento, que é um encontro não competitivo, a novidade é a Corrida de Drones. que acontecerá amanhã, às 10 horas. Na prova, quatro drones por vez completam o circuito de seis voltas e ganha quem chegar primeiro. A corrida, conforme Marcio Mesquita, 37, procurador federal e aeromodelista, é uma preparação para o 2º Campeonato Cearense de Drone Racing, que está previsto para acontecer ainda este ano. O primeiro, em 2015, foi realizado de forma inédita no Brasil.
Marcio detalha que os drones são  equipados com câmeras e transmissão via rádio que permitem que sejam  pilotados em primeira pessoa, com óculos com um tipo de realidade  aumentada.
Gerlan Zacarias, 35, despachante  aduaneiro, também se apresenta nesta categoria. Ele explica que o  equipamento pesa cerca de 600 gramas e é mais leve que os drones  destinados a captar imagens panorâmicas.
“O foco está na velocidade, que chega a 135km/h, e na adrenalina e na emoção que o voo causa”, descreve.
Serviço
9º Aerofortal – Festival de Aeromodelismo de Fortaleza
Quando: até amanhã, 28
Quando: até amanhã, 28
Onde: Centro Integrado de Modelismo (Encantada – Eusébio, acesso pela Estrada do Fio)
Quanto: Entrada gratuita
Quanto: Entrada gratuita
Inscrição: R$ 100 (para participar) e R$ 40 (para ter acesso aos aeromodelos no box)
Confira o caminho da tocha olímpíca em Jaboatão
Antes de chegar  ao Recife, na tarde da próxima terça-feira (31), a tocha das Olimpíadas  Rio 2016 passará por Jaboatão dos Guararapes. Na manhã desta  quinta-feira, foram divulgados detalhes desse revezamento, que contará  com 17 condutores. 
Na terça, a tocha sairá de Gravatá, em  comboio veicular, e chegará a Jaboatão por volta das 9h, horário  previsto para o início do revezamento. O ponto de partida será na  chamada curva do S, em Candeias, nas proximidades do restaurante  Guaiamum Sertanejo. A expectativa é que leve cerca de duas horas e  meia até chegar ao destino final, o Hospital da Aeronáutica, na avenida  Beira Mar, em Piedade.
Entre os 17 condutores, apenas dois foram  indicações do município, a atleta Carolline Gomes, da natação, e a  paratleta Jenifer Martins, do atletismo. Outros dez participantes, entre  alunos de escolas municipais e selecionados pelas empresas  patrocinadoras do evento, também já estão definindos - os últimos cinco  nomes ainda não são conhecidos.
Temporal se aproxima de Belém (PA)
Climatempo
Nuvens  muito carregadas associadas ao tempo abafado se espalharam pelo  nordeste do Pará e já se aproximam da cidade de Belém nesta noite de  quinta-feira. A imagem em destaque é do radar meteorológico de  Belém (PA), operado pela Rede Meteorológica do Comando da Aeronáutica  (REDEMET) e é possível núcleos de chuva forte, com potencial para  provocar vento forte, se aproximando pelo leste e sudeste da capital. Também há registro de muitos raios nas imediações.JORNAL FLORIPA (SC)
Cadetes da Força Aérea se envolvem em acidente na Rodovia Rogê Ferreira
Dois cadetes da Força Aérea Brasileira sofreram um acidente na noite de quarta-feira (25) no km 82 da Rodovia Deputado Rogê Ferreira, na região de Analândia (SP). De acordo com a polícia, o jovem que conduzia o veículo perdeu o controle da direção e bateu em uma pedra fora da pista. Com o impacto, o rapaz de 20 anos ficou preso nas ferragens e teve uma fratura no fêmur. O passageiro do veículo, também de 20 anos, sofreu lesões no abdômen. Os dois foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foram levados para a Santa Casa de Rio Claro.PCI CONCURSOS
Aeronáutica realiza Exame de Admissão para o CAMAR
Curso de Adaptação de Médicos objetiva a nomeação de Oficiais em 58 vagas.
Aline Martins
O Comando da Aeronáutica anunciou a  abertura de Concurso Público para o Exame de Admissão ao Curso de  Adaptação de Médicos (CAMAR).
Há oportunidades para as especialidades  de Anestesiologia (6), Anatomia Patológica (2), Cancerologia (1),  Cardiologia (1), Cirurgia Geral (4), Clínica Médica (10), Ginecologia e  Obstetrícia (6), Medicina Intensiva (2), Hemoterapia (1), Medicina da  Família e Comunidade (7), Oftalmologia (3), Otorrinolaringologia (3),  Ortopedia (1), Pediatria (1), Psiquiatria (7) e Radiologia (3).
O estágio de adaptação é ministrado no  Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo  Horizonte - MG, e têm a duração aproximada de 17 semanas.
Durante a realização do curso, os  candidatos serão designados Primeiro-Tenente Estagiário e, quando  concluírem o CAMAR serão nomeados Primeiro-Tenente Médico para a  realização de Curso de Medicina Aeroespacial (CEMAE) no CIAAR.
As vagas estão distribuídas entre as  localidades de Alcântara - São Luís - MA; Anápolis - GO; Barbacena - MG;  Belém - PA; Belo Horizonte - MG; Boa Vista - RR; Brasília - DF; Campo  Grande - MS; Curitiba - PR; Guaratinguetá - SP; Manaus - AM; Natal -  Parnamirim - RN; Pirassununga - SP; Porto Alegre - Canoas - RS; Porto  Velho - RO; Recife - PE; Rio de Janeiro - RJ; Salvador - BA; Santa Maria  - RS; São José dos Campos - SP e São Paulo - Guarulhos - SP.
Podem se candidatar aqueles que  apresentarem formação de nível superior, e que não completarem 36 anos  até 31 de dezembro de 2017.
As inscrições devem ser efetuadas  de 11 de julho de 2016 a 9 de agosto de 2016, mediante o preenchimento  do formulário pelo site www.fab.mil.br, e pagamento da taxa de R$ 120,00.
Para avaliar os inscritos serão aplicados  Parecer da CPO ou da CPG (para candidatos militares); Provas Escritas;  Inspeção de Saúde (INSPSAU); Exame de Aptidão Psicológica (EAP); Prova  Prático-Oral (PPO); Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);  e Validação Documental.
Os eventos serão realizados em Belém/ PA,  Natal/ Parnamirim - RN, Fortaleza - CE, Recife/ Jaboatão dos Guararapes  - PE, Salvador/ BA, Belo Horizonte/ Lagoa Santa - MG, Rio de Janeiro -  RJ, São Paulo/ Guarulhos - SP, Campo Grande/MS, Porto Alegre/ Canoas -  RS, Curitiba - PR, Brasília - DF e Manaus - AM, conforme cada etapa.
Leia também:

                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 











