|

Demanda internacional encerra ciclo de 24 meses de crescimento



Demanda internacional encerra ciclo de 24 meses de crescimento ...

Brasília, maio de 2016 - A demanda (em passageiros-quilômetros pagos transportados – RPK) por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou queda de 7,2% em março de 2016, comparada com o mesmo mês de 2015, apresentando o oitavo mês consecutivo de queda. A oferta (em assentos-quilômetros oferecidos – ASK) teve redução de 7,4%, no mesmo período, apresentando a sétima redução sucessiva.

Entre as principais empresas aéreas brasileiras, apenas a Avianca apresentou crescimento na demanda doméstica em março de 2016, da ordem de 13,5%, comparada ao mesmo mês de 2015. GOL, TAM e Azul registram retração de 11,5%, 9% e 7,2%, respectivamente.

TAM e GOL lideraram o mercado doméstico em março de 2016, com participações (em RPK) de 36,8% e 32,6%, respectivamente. A TAM registrou queda de 2,0% em sua participação de mercado, enquanto a GOL teve redução de 4,7% neste indicador. A participação das demais empresas somadas foi de 30,6%, o que representou aumento de 8,26% em relação a março de 2015.

A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) em março de 2016 foi da ordem de 77,5%, que representou alta de 0,3% em relação ao mesmo mês de 2015. O resultado interrompe a sequência de cinco meses consecutivos de baixa do indicador e representa o maior nível alcançado para o mês de março nos últimos dez anos.

O número de passageiros pagos transportados no mercado doméstico em março de 2016 atingiu 7,2 milhões, caindo 8,4% em relação a março de 2015.

Trata-se do oitavo mês consecutivo de redução. A TAM foi a empresa que mais transportou passageiros no mercado doméstico em março de 2016, com 2,4 milhões, seguida pela Gol, com 2,3 milhões, e pela Azul, com 1,6 milhões.

A quantidade de carga paga transportada no mercado doméstico foi de 27,9 mil toneladas em março de 2016, o que representou uma redução de 16,5% com relação a março de 2015. O número vem apresentando redução há nove meses consecutivos. No período de janeiro a março de 2016, a carga paga doméstica transportada acumulou redução de 13,6% em relação ao mesmo período de 2015, tendo atingido 76,1 mil toneladas.

 Transporte Internacional
Em março de 2016, a demanda (em RPK) do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras apresentou queda, da ordem de 1,2%, quando comparada com o mesmo mês de 2015, após crescimento por 24 meses consecutivos. Já a oferta internacional (em ASK) registrou queda 3,5%, em comparação ao mês de março de 2015, resultado que também interrompeu longa sequência de crescimento (19 meses consecutivos).

TAM, GOL e Azul representaram praticamente a totalidade das operações de empresas brasileiras no transporte aéreo internacional de passageiros em março de 2016, com participações de mercado (em RPK) de 79,4%, 13,6% e 6,9%, respectivamente.

O número de passageiros pagos transportados por empresas brasileiras no mercado internacional em março de 2016 atingiu 579,1 mil, com aumento de 1,9% em relação a março de 2015. Trata-se da maior quantidade de passageiros transportados em voos internacionais por empresas brasileiras registrada para o mês nos últimos dez anos. Com o resultado de março de 2016, o indicador completou 24 meses consecutivos de crescimento.

A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) foi de 78% em março de 2016, contra 76,2% no mesmo mês de 2015, representando uma variação positiva de 2,4%. Trata-se do quarto mês consecutivo de alta do indicador.

Os dados estão disponíveis no Relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo, divulgado hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que também contempla informações sobre a evolução da participação do modal aéreo em relação ao rodoviário no transporte interestadual de passageiros de longa distância, todas ilustradas por meio de gráficos e considerações. O relatório pode ser acessado na seção Dados e Estatísticas do portal da ANAC na internet ou por meio do link a seguir: http://www2.anac.gov.br/estatistica/demandaeoferta/

O relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo é elaborado com base nas operações regulares e não regulares das empresas brasileiras de serviços de transporte aéreo público de passageiros.

*Principais empresas aéreas brasileiras: foram consideradas aquelas que registraram participação de mercado superior a 1%, em termos de RPK.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented